Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

O veredito dos “Bancões”: Itaú, Santander e Bradesco revelam apostas para o PIB

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • Itaú (ITUB4), Santander (SANB11) e Bradesco (BBDC4) atualizaram suas expectativas para o PIB brasileiro em 2022 e 2023;
  • Assim, os bancões apostam que a economia irá crescer este ano, e enfrentar resistências em 2023.

O PIB é o dado estatístico que mais se aproxima de uma definição clara para a saúde de uma economia. Afinal, o produto interno bruto revela diretamente o quanto determinado país está produzindo, e ainda mais importante: se esta produção está subindo ou não.

Em um mercado que teme uma recessão, com uma carga de juros alta e uma inflação crescente, a receita para o crescimento do PIB ganha temperos exóticos. Mas segundo os bancões brasileiros, o cenário é melhor que aparenta.

Os três maiores bancos privados do país elevaram as projeções para expansão do PIB neste ano, mas preveem crescimento menor em 2023 em meio a juro elevado, inflação acima do teto da meta e recessão externa. E alertam para piora fiscal.

Leia mais  Bradesco comprará C6 Bank por R$ 2 bilhões

Itaú e Bradesco promoveram revisões recentes do Produto Interno Bruto (PIB) e inflação. O Santander está atualizando suas projeções, mas mantém a tendência de seus pares

. As três instituições indicam que a economia crescerá um pouco mais neste ano, mas desacelera no próximo. O Itaú elevou sua estimativa para o PIB deste ano de 1% para 1,6% e mantém expansão de 0,2% para 2023. No Bradesco, a projeção para o crescimento em 2022 avançou de 1,5% para 1,8% e, para 2023, foi mantida em 0,3%. No banco Santander, o PIB esperado para 2022 avançou de 0,7% para 1,2%. Para 2023, a expectativa de retração passou de 0,3% para 0,6%, na última revisão de cenário.

Quanto à inflação, medida pelo IPCA, o Itaú baixou sua projeção para este ano de 8,7% para 7,5% e manteve em 5,6% a de 2023. O Bradesco reduziu a estimativa para 2022 de 9% para 7,5% e, para 2023, aumentou de 4,1% para 4,9%. O banco Santander, que está revendo seus dados, elevou anteriormente a perspectiva de inflação deste ano, de 7,9% para 9,5%, e de 4% para 5,3% em 2023.

Leia mais  Começa a temporada de resultados do 3T: confira calendário

Entretanto, cálculos preliminares adiantados pelo economista Daniel Karp, responsável por análise de inflação no Santander, apontam IPCA próximo de 8% neste ano e de 5,7% em 2023.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  O que você precisa ficar de olho na economia? Confira a análise de cenário do Itaú Asset
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Mercado reage a sinais de desaceleração nos EUA

Rodrigo Mahbub Santana

FMI Projeta: Déficit Fiscal do Brasil Persistirá Até 2026

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa cai pelo sexto dia consecutivo

Rodrigo Mahbub Santana

Governo entregou LDO de 2025 com previsão de déficit zero

Rodrigo Mahbub Santana

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Haddad muda meta fiscal para 2025 e Mercado reage

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário