Guia do Investidor
b3333333333
Guias

Offshore como abrir | Offshore como fazer: aprenda na prática

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Devido ao alto números de informações chegadas sobre offshore, muitas pessoas viram que isso é importante, por isso, vamos tratar aqui como abrir uma offshore, como fazer saques e depósitos.

Além disso, confira se você pode abrir uma conta bancaria estrangeira ou se é crime. Confira!

O que é offshore?

O termo offshore sendo usado nos setores bancário e financeiros refere-se a uma conta bancaria fora do país de origem. Dessa forma, o termo é simplesmente usado para se referir ao uso de serviços bancários em uma jurisdição estrangeira fora do país onde reside. Em resumo, uma pessoa que mora em um país e tem uma conta bancaria em outro país.

Assim, qualquer indivíduo que possui uma conta bancária em um país estrangeiro fora de seu país de residência está se envolvendo com bancos offshore.

Se você é um cidadão brasileiro e abre uma conta nos EUA ou em qualquer outro país, isso é considerado uma conta bancária offshore, sendo totalmente legal. Além disso, não precisa ficar preocupado, perguntando o que é offshore e como abrir ou como fazer a conta, isso será tratado logo abaixo.

No passado era mais complicado esse processo, porque normalmente banco não oferecia esse tipo de serviço e quando oferecia era limitado, devido as leis daquele local. Ainda que tem esse preconceito de offshore ser crime, imagine naquela época. Contudo, hoje em dia o processo é mais simples e você pode abrir uma conta bancária em quase qualquer lugar do mundo. Isso porque tem um equilibro perfeito de vantagens financeiras, com fortes políticas e práticas bancárias.

Ainda sim, é importante ressaltar que cada país é único, cada lugar tem seus próprios prós e contras e, portanto, a escolha de onde abrir uma conta no exterior vai variar de acordo com as necessidades e circunstâncias individuais.

Por exemplo, se você está procurando contas com uma gama de vantagens e opções de investimento, a Suíça e Cingapura podem ser certas para você.

Como funciona?

E como você já viu anteriormente, de modo resumido uma conta offshore é uma conta que está aberta em outro país. Além disso, offshore segue o mesmo modelo de cadastros para abrir a conta. Dessa maneira, o funcionamento é bem simples. O correntista abre e a utiliza como se fosse uma conta qualquer no mesmo país, como para fazer transferência, pagamentos, depósitos e outros negócios.

Leia mais  Fim dos paraísos fiscais? Haddad consegue aprovação de taxação de offshores

É comum que quem recorra às offshore procure normalmente por um país conhecido como “paraíso fiscal” para abertura de conta. Isso porque os países que são considerados como paraíso, não tributam a renda, ou o fazem com uma alíquota mais baixa.

No entanto, país como a suíça, podem ser considerados como paraíso fiscal, e também mantêm altos sigilo em relação às pessoas físicas ou jurídicas envolvidas. E existem vários exemplos de países que podem ser considerados como paraísos, como o Panamá, Ilhas Cayman, Hong Kong, Suíça, Maldivas e etc.

Dessa maneira, quando as regras tributárias são mais benéficas que o país de origem, e offshore a partir disso será interessante abrir uma conta.

Offshore é crime?

Devido aos últimos noticiários envolvendo o tema offshore, é normal que você tenha essa dúvida se contas offshore é crime. Então vamos esclarecer esse tema, para não ter dúvidas mais. Contas offshore não são ilegais, nem bancos offshore como modelo de negócios.

Na verdade, o que acontece é que muitos profissionais, como, executivos internacionais e expatriados abrem contas no exterior quando se mudam para o exterior, porque essas contas dão acesso flexível a fundos em qualquer lugar do mundo.

Além disso, para aqueles que vivem em países mal regulamentados financeiramente, burocráticos ou onde existem controles de capital ou má governança, talvez, pode ser mais seguro manter fundos em uma conta bancária offshore.

Contudo, os bancos offshore conseguiram atrair um nome ruim, particularmente nos últimos anos, à medida que os ricos e famosos o sujam o termo, com suas manobras de sonegação de impostos.

Isso, e anos de filmes glamourizando playboys e bandidos internacionais, ajudando a criar alguns mitos em torno do simples banco offshore. E a mídia provavelmente pode levar a maior parte do crédito por este mito. Onde houve um caso de evasão fiscal, na maioria das vezes, um grande negócio será feito com o fato de que o dinheiro foi abrigado em um local offshore.

Contudo, a dura realidade, porém, é que a maioria das pessoas que usam contas no exterior são pessoas normais simplesmente procurando uma maneira conveniente de acessar seu dinheiro enquanto vivem no exterior. Quebrando o paradigma que offshore é crime ou algo que não seja legal.

Existem bancos sediados em todo o mundo, e sim, alguns bancos offshore estão baseados em lugares exóticos como o Caribe.

Offshore: Como abrir?

O primeiro passo é entender os requisitos básicos e compreender que normalmente será semelhante à abertura de uma conta bancária em seu país de residencia. Os bancos offshore exigem suas informações pessoais, como seu nome, data de nascimento, endereço, cidadania e ocupação.

Leia mais  Investimentos offshores já são uma realidade

Para verificar suas informações pessoais, você precisará enviar uma cópia de seu passaporte, carteira de motorista ou outros documentos de identificação emitidos por uma agência governamental. Os bancos também estão preocupados em verificar sua residência ou endereço físico, uma vez que isso pode afetar questões tributárias. Este requisito pode ser satisfeito com a apresentação de uma conta de luz ou algo semelhante.

Independentemente do tipo de documento que você fornece, os bancos precisarão ter certeza de que são autênticos. Uma cópia autenticada em cartório de certos documentos pode ser suficiente em alguns casos. Mas outros centros offshore preferem um carimbo de apostila — um tipo especial de marca de certificação que é usada internacionalmente. Se este for o caso, você precisará visitar o escritório do governo que está autorizado a emitir este selo para o seu estado ou nação.

Além disso, há possibilidade de requisitos adicionais consideráveis para abrir uma conta em um banco offshore. Esses requisitos estão em vigor para desencorajar a lavagem de dinheiro, fraude fiscal ou outras atividades ilegais frequentemente associadas a bancos offshore.

Em primeiro lugar, os bancos offshore podem solicitar documentos de referência financeira do seu banco atual, indicando saldos médios e uma relação satisfatória. Isso é através de extratos bancários nos últimos seis a 12 meses.

Em segundo lugar, muitos bancos offshore perguntam sobre a natureza das transações esperadas para ocorrer através da conta. Isso pode parecer excessivamente intrusivo, mas os centros bancários offshore têm sido pressionados a parar a atividade ilegal.

Escolha o banco offshore para abrir

O primeiro passo, mesmo que já escolheu o país, existem diversas instituições financeiras. Dessa forma, mesmo assim como no Brasil, muitos bancos oferecem a abertura de contas correntes, poupanças e investimentos, lá fora também será assim.

Por isso, é preciso escolher a instituição financeira para a abertura de conta. Portanto, verifique a regularidade de cada uma e todas as condições.

Escolhendo uma moeda

E ao contrário das contas domésticas, as contas bancárias offshore oferecem a opção da moeda em que você deseja manter seus fundos. Dessa forma, esta pode ser uma característica altamente valiosa de uma conta offshore após abrir a mesma, especialmente se a moeda doméstica é instável ou espera-se que se deprecie.

Embora isso possa ser um recurso atraente, é importante entender as consequências de manter sua conta em diferentes moedas. Por exemplo, a detenção de fundos em determinadas moedas pode permitir que você ganhe juros sobre seus depósitos, mas também pode resultar em responsabilidade fiscal estrangeira. Além disso, você também pode precisar trocar moedas para fazer depósitos e saques, o que pode ser uma despesa significativa dependendo da estrutura de taxas e taxas de câmbio oferecidas.

Leia mais  Petrobras investirá em Eólicas Offshore para produção de hidrogênio verde e exportação

Depósito em uma conta bancária offshore

E contas bancárias offshore são mais frequentemente financiadas eletronicamente através de transferências bancárias internacionais. Infelizmente, os sistemas que permitem transferências eletrônicas gratuitas comuns em bancos domésticos normalmente não são capazes de transferir dinheiro internacionalmente.

Enviar uma transferência bancária é uma operação simples, mas quase todos os bancos cobram taxas internacionais de transferência bancária para enviar ou receber fundos. Os preços das transferências bancárias variam entre os bancos, por isso não deixe de procurar ofertas. Infelizmente, há poucas boas alternativas. Cheques domésticos geralmente não são aceitos em jurisdições estrangeiras, e depositar fundos pessoalmente em uma base regular é impraticável.

Fazendo saques

Os bancos offshore oferecem uma variedade de maneiras de sacar fundos para maximizar a conveniência de usar seus serviços. Muitos bancos offshore emitem um cartão de débito que permite acessar facilmente seus fundos em todo o mundo. Certifique-se de estar ciente das taxas para usar o cartão, pois elas podem somar. Retirar quantias maiores de dinheiro ao mesmo tempo pode ajudar a minimizar essas taxas.

Alguns bancos offshore oferecem cheques. No entanto, esse geralmente não é um método preferido, principalmente, porque a confidencialidade é frequentemente desejada em contas offshore. Problemas também podem surgir, uma vez que os cheques sacados em contas estrangeiras nem sempre são aceitos localmente.

A melhor opção pode ser usar duas contas — uma offshore e outra doméstica. Contudo, este método oferece maior privacidade e segurança, ao mesmo tempo em que proporciona a conveniência dos serviços bancários locais.

Conclusão

Apesar da mística em torno deles, é relativamente simples abrir contas com bancos offshore. Dessa forma, basta preencher a papelada, fornecer alguns documentos básicos de identificação e fornecer informações adicionais para mostrar que você não está planejando usar a conta para atividades ilegais.

Escolher a melhor moeda e otimizar depósitos e saques são um pouco mais complicados, mas as melhores escolhas ficam mais claras à medida que você estuda as opções. Ao usar contas bancárias offshore e receber transferências bancárias internacionais, é importante consultar um profissional tributário para garantir que você esteja seguindo todas as regulamentações fiscais no país e no exterior.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Fim dos paraísos fiscais? Haddad consegue aprovação de taxação de offshores

Leonardo Bruno

Petrobras investirá em Eólicas Offshore para produção de hidrogênio verde e exportação

Leonardo Bruno

Investimentos offshores já são uma realidade

Autor Convidado

Offshore é crime? | Offshore é legal? Entenda melhor

Gabriel Tavares