Guia do Investidor
2020 05 26t183407z 1 lynxmpeg4p1zj rtroptp 4 health coronavirus who
Agência Brasil Internacional Notícias

OMS espera que mais casos de varíola dos macados surjam globalmente

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que espera identificar mais casos de varíola dos macacos na medida em que expande a vigilância em países onde a doença normalmente não é encontrada.

Até sábado (21), 92 casos haviam sido confirmados e 28 casos suspeitos de varíola foram relatados em 12 estados-membros que não são endêmicos para o vírus, disse a agência da Organização das Nações Unidas (ONU), acrescentando que fornecerá mais orientações e recomendações nos próximos dias para os países, sobre como mitigar a propagação da doença.

“As informações disponíveis sugerem que a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo com casos sintomáticos”, acrescentou a agência.

A varíola dos macados é uma doença infecciosa que geralmente é leve e é endêmica em partes da África ocidental e central. É espalhada por contato próximo, e pode ser contida com relativa facilidade por meio de medidas como isolamento e higiene.

“O que parece estar acontecendo agora é que ela entrou na população como uma forma sexual, como uma forma genital, e está se espalhando assim como as infecções sexualmente transmissíveis, o que amplificou sua transmissão em todo o mundo”, disse David Heymann, funcionário da OMS e um especialista em doenças infecciosas, à Reuters.

Heymann disse que um comitê de especialistas se reuniu por videoconferência para analisar o que precisava ser estudado sobre o surto e comunicado ao público, incluindo se há disseminação assintomática, quem está em maior risco e as várias vias de transmissão.

Leia mais  Serpro lança programa de apoio a Startups, o Serpro Booster

O comitê, no entanto, não é o grupo que sugeriria declarar uma emergência de saúde pública de interesse internacional, a maior forma de alerta da OMS, que se aplicou à pandemia de covid-19.

Fonte: Agência Brasil

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as mais quentes do em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

SP: Banco do Povo oferece crédito de R$ 5 mil a empresas negativadas

Agência Brasil

ANP prevê investimentos de R$ 3,3 bilhões na fase de exploração

Agência Brasil

Turismo brasileiro cresce 47,7% em abril, aponta FecomercioSP

Agência Brasil

Dólar fecha em alta. Bolsa tem dia de estabilidade

Agência Brasil

Receita alerta para golpes envolvendo a regularização de CPF

Agência Brasil

Receita libera amanhã consulta a segundo lote de restituição do IR

Agência Brasil

Deixe seu comentário