Guia do Investidor
Free Freepik@pressfoto2
Notícias

Onde as mulheres investem? Pesquisa mostra quais são os ativos preferidos delas

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A participação feminina no mercado de trabalho tem crescido ao longo dos anos. Segundo o último levantamento do IBGE, as mulheres já representam 54,5% da força de trabalho e a tendência é que esse percentual continue crescendo nos próximos anos. Diante deste cenário e da disparidade salarial em relação aos homens, a preocupação com dinheiro também tem se tornado um tema muito importante para o público feminino.

Pensando nisso, a Onze, fintech de saúde financeira e previdência privada corporativa, em parceria com a consultoria Papo de Valor, empresa de planejamento financeiro pessoal e para pequenas empresas, ouviu 1800 mulheres com mais de 24 anos para entender melhor o comportamento financeiro das brasileiras. Os dados coletados mostram os hábitos financeiros desse público, desafios e as perspectivas para o futuro.

Leia mais  Qual é o perfil das investidoras brasileiras? Anbima revela pesquisa sobre o assunto

Para 46% das participantes, a gestão do dinheiro da família se concentrava na mão do pai, e não da mãe, quando eram crianças. Mas isso parece não afetar a forma como elas lidam com dinheiro hoje, já que 67% se sentem aptas a cuidar sozinhas das finanças e 94% nunca acharam que precisam de um homem para isso. Mas a pandemia mudou a forma como muitas delas enxergam a vida financeira. No período, 32% sentiram a necessidade de ter um planejamento financeiro, 22% se sentiram vulneráveis financeiramente e 21% repensaram os hábitos de consumo.

De acordo com a pesquisa, se tivessem mais dinheiro, 60% das mulheres viajariam mais, 51% aproveitariam mais a vida e 46% ajudariam financeiramente outras pessoas. E elas também estão mais presentes no mundo dos investimentos: 37% das entrevistadas investem, sendo que títulos de renda fixa (67%), fundos (40%) e ações (36%) são os produtos preferidos. Apesar disso, 70% das respondentes não acreditam que o INSS irá proporcionar uma aposentadoria confortável, mas não conhecem formas melhores de poupar pensando no futuro.

Os principais insights da pesquisa estão disponíveis no Linkedin da Onze e no Youtube, onde algumas entrevistadas contam um pouco mais sobre suas experiências financeiras.

Leia mais  Cresce o número de mulheres investidoras pelo segundo ano consecutivo
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Mulheres conquistam maior participação no mercado financeiro

Guia do Investidor

Cresce o número de mulheres investidoras pelo segundo ano consecutivo

Guia do Investidor

Mulheres são minoria entre influenciadores de finanças, mas engajam mais a audiência

Guia do Investidor

Mulheres são mais conservadoras nos investimentos, aponta Santander

Guia do Investidor

Dia das mulheres: 10 dicas para você se tornar uma mulher de negócios de sucesso

Guia do Investidor

72% das mulheres não são investidoras e falta de dinheiro é o principal motivo

Guia do Investidor