Guia do Investidor
Free Freepik@pressfoto2
Notícias

Onde as mulheres investem? Pesquisa mostra quais são os ativos preferidos delas

A participação feminina no mercado de trabalho tem crescido ao longo dos anos. Segundo o último levantamento do IBGE, as já representam 54,5% da força de trabalho e a tendência é que esse percentual continue crescendo nos próximos anos. Diante deste cenário e da disparidade salarial em relação aos homens, a preocupação com dinheiro também tem se tornado um tema muito importante para o público feminino.

Pensando nisso, a , fintech de saúde financeira e corporativa, em parceria com a consultoria Papo de Valor, empresa de planejamento financeiro pessoal e para , ouviu 1800 mulheres com mais de 24 anos para entender melhor o comportamento financeiro das brasileiras. Os dados coletados mostram os hábitos financeiros desse público, desafios e as perspectivas para o futuro.

Para 46% das participantes, a gestão do dinheiro da família se concentrava na mão do pai, e não da mãe, quando eram crianças. Mas isso parece não afetar a forma como elas lidam com dinheiro hoje, já que 67% se sentem aptas a cuidar sozinhas das finanças e 94% nunca acharam que precisam de um homem para isso. Mas a mudou a forma como muitas delas enxergam a vida financeira. No período, 32% sentiram a necessidade de ter um planejamento financeiro, 22% se sentiram vulneráveis financeiramente e 21% repensaram os hábitos de consumo.

Leia mais  Presença das mulheres no mercado financeiro aumenta

De acordo com a pesquisa, se tivessem mais dinheiro, 60% das mulheres viajariam mais, 51% aproveitariam mais a vida e 46% ajudariam financeiramente outras pessoas. E elas também estão mais presentes no mundo dos : 37% das entrevistadas investem, sendo que títulos de renda fixa (67%), fundos (40%) e (36%) são os produtos preferidos. Apesar disso, 70% das respondentes não acreditam que o INSS irá proporcionar uma aposentadoria confortável, mas não conhecem formas melhores de poupar pensando no futuro.

Os principais insights da pesquisa estão disponíveis no Linkedin da Onze e no Youtube, onde algumas entrevistadas contam um pouco mais sobre suas experiências financeiras.

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no : abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

Mulheres empreendedoras: 5 dicas para manter a saúde financeira do seu negócio

Victor Rodrigues

Presença das mulheres no mercado financeiro aumenta

Victor Rodrigues

Presença das mulheres no mercado financeiro aumenta, mas número ainda é baixo

Autor Convidado

Qual é o perfil das investidoras brasileiras? Anbima revela pesquisa sobre o assunto

Victor Rodrigues

Investidoras brasileiras acumulam saldo médio de R$ 20 mil em previdência privada

Victor Rodrigues

Mais de 30% das mulheres investem em ações, aponta levantamento da Ativa Investimentos

Victor Rodrigues