Guia do Investidor
pexels pixabay 209224
Recomendações

Onde investir 2022? Melhores oportunidades em Renda Variável

Você já começou a pensar onde investir em ? Escolher os melhores investimentos é a tarefa mais difícil na “profissão” de investidor, e tira a noite de sono de muitos que dependem de suas análises para aumentar sua rentabilidade.

No entanto, a “” para encontrar as melhores oportunidades do mercado leva muito mais ingredientes do que você imagina! Portanto, confira agora as principais dicas para onde investir em 2022!

Onde Investir em 2022? Analise o mercado atual

Primeiramente, antes de entrar diretamente onde Investir em 2022, você precisa entender o que aconteceu e está acontecendo atualmente no mercado brasileiro.

O vive um período menos tortuoso em dezembro, apesar do pânico generalizado que a nova variante do coronavírus, a Ômicron, causou nos mercados após ser descoberta.

Desde o início do mês, o principal índice da (B3SA3) acumula valorização de 5%, impulsionado por altas expressivas pontuais e corre para se recuperar do baque de novembro.

Leia mais  Confira a agenda de resultados da semana

Por outro lado, no acumulado do ano, o Ibovespa computa perdas de 10%, refém de uma dinâmica macro brasileira pior e de ruídos originados no exterior.

Para especialistas do mercado financeiro, 2022 não será tão diferente de 2021 no quesito “turbulência”, complicando onde investir em 2022.

Juros x

Sob a sombra das eleições presidenciais e a expectativa de aumento dos juros e da inflação, a volatilidade do mercado acionário deve se estender para o próximo ano.

A inflação está disparando, graças a um aumento pouco saudável do consumo, que vai corroendo o poder de compra e a qualidade de vida da população.

Onde Investir 2022
Fonte: Banco Central

Para corrigir isso e manter a inflação “na linha”, a última reunião do Copom aumentou a taxa Selic em 1,5%, e sinalizou outro aumento já na primeira reunião de 2022. Ou seja, estamos de volta aos dois dígitos pela primeira vez desde 2015 e trazendo dúvidas sobre onde investir em 2022.

image 37
Fonte: Banco Central.

Pela leitura de Mauro Morelli, estrategista-chefe da Davos Investimentos, o primeiro semestre deve ser mais turbulento para a , visto que a eleição para a presidência da República acontecerá só na segunda metade do ano.

Neste ponto, vale dizer que as volatilidades de eleição dependem muito da definição do presidente. Ou seja, o mercado teme a volatilidade e a incapacidade de fazer análises. Assim, após as eleições, independentemente do resultado, as volatilidades vão diminuir.

É hora de fugir da bolsa?

Assim, a reação natural dos é claramente de fugir da bolsa em 2022. No entanto, o momento pode ser exatamente o oposto: o de comprar do mercado.

Leia mais  Magalu é a nova Oi? Shopee e Aliexpress levarão empresa a falência?

O Ibovespa atualmente já mostra quedas generalizadas, onde muito disso já está descontando todos estes riscos que 2022 irá trazer para o mercado de ações. Ou seja, se a bolsa já está descontada, as ações podem estar baratas, considerando a guinada do mercado pós 2022. Considerando o cenário já de médio-longo prazo.

Onde investir em 2022? Fique de olho no Setor de commodities

Além disso, se você está pensando onde investir em 2022, o setor de commodities é uma aposta do analista da Empiricus para 2022. A recomendação é alocar uma fatia da em ativos ligados a aço, minério e petróleo.

Spiess destaca que, diferente do minério de ferro, que é muito sensível à China, o aço é mais resiliente, porque está mais ligado ao mercado americano. O nome favorito dentro dessa categoria é Gerdau (GGBR4).

Para petróleo, o especialista gosta da gigante Petrobras (PETR4), mas em menor peso por ser uma estatal e estar suscetível aos ruídos das eleições. Spiess também recomenda outra petroleira, a 3R Petroleum (RRRP3).

Leia mais  Guia definitivo de como viver de renda: ganhar dinheiro dormindo

A representante de minério de ferro é a Vale (VALE3). O analista entende que a ação está muito barata e, por isso, é interessante carregar o papel ano que vem.

Os melhores Hedges do mercado: Prata e

Ademais, pensando em outros pontos sobre onde investir em 2022, pode ser interessante manter uma parcela de seus investimentos exposta à Prata e, principalmente, ao Ouro. Os metais são reservas naturais de valor, e costumam desempenhar bem em momentos de volatilidade do mercado. Além disso, em nosso site parceiro, o Investir Global, já elaboramos um Guia completo de tudo o que você precisa saber para investir nestes metais! Não deixe de clicar aqui para conferir!

Avalie este post:
[Total: Média: ]

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as notícias mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

Analistas do Banco Original comentam mercado em tendência positiva, ativos brasileiros, reabertura de Xangai e mais

Autor Convidado

Commodities voltam a cair e Ibovespa não “engrena” nesta segunda-feira

Leonardo Bruno

Número de mulheres que investem na bolsa de valores cresce mais de 700% em dez anos e ultrapassa 1,1 milhão

Autor Convidado

Analistas do Banco Original falam sobre queda das bolsas, China, reajustes da gasolina e mais

Autor Convidado

Sem commodities de aliada, Ibovespa volta a perder para a inflação nesta quinta

Leonardo Bruno

Após alta de juros, hEDGEpoint avalia próximos passos do Fed e impactos no Real

Autor Convidado