Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Onde investir com Selic a 9,25% e pensando nas eleições de 2022?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A elevação da taxa Selic em 150 bps, levando-a para 9,25% ao ano, não foi nenhuma surpresa, afinal, muitos do mercado já estimavam tal magnitude, visto que na penúltima reunião do Copom o Banco Central já havia dado o tom.

Contudo, as eleições presidenciais do ano que fez e as “ameaças” ao teto de gastos fazem o mercado reconsiderar suas projeções para a Selic. Dessa forma, aberturas na curva de juros têm sido comuns nos últimos meses. Tudo isso impacta, inclusive, nossa atividade econômica – basta lembrar dos efeitos negativos no PIB de um juro maior.

De acordo com a analista de renda fixa e sócia fundadora da Nord, Marília Fontes, o cenário de inflação e juros altos já está no preço do mercado futuro de juros. Assim sendo, a elevação da Selic não pôs à mesa nenhuma oportunidade nova. Portanto, pensando na segurança contra a volatilidade esperada para um ano eleitoral, a analista fez suas considerações. Para ela, nesse cenário não há motivos para alocar grande parte de seus recursos em ativos de risco ou em prefixados ou IPCA.

Leia mais  BC lançará pagamentos instantâneos: fim do TED e DOC

Dessa forma, se você é um investidor conservador, é mais coerente alocar 90% em renda fixa e 10% em renda variável. Além disso, se é moderado, 60% em renda e 40% em renda variável.

Quais os próximos passos do BC?

Alguns analistas começam a debater quais serão os próximos passos do BC. De acordo com alguns economistas e estrategistas, o Copom se mostrou ainda mais rígido no controle da inflação, ou em termos de mercado, mais hawkish, objetivando a volta das expectativas à meta. Isto é, mostra-se preocupado com a ancoragem das expectativas de inflação.

Entretanto, há alguns economistas de mercado que acreditam que o Banco Central está sendo mais hawkish do que o necessário. Assim sendo, ele estaria ignorando tendências que podem aliviar as pressões inflacionárias nos próximos meses.

“O comunicado reconhece algumas melhoras no cenário como o preço das commodities e das contas públicas. Mas deixa de mencionar os preços de energia que também podem contribuir positivamente, conforme o risco hídrico vai se dissipando.”

disse João Beck, economista e sócia da BRA.

A crise hídrica impactou negativamente a inflação brasileira, dado seu efeito sobre o setor agrícola, encarecendo os alimentos de forma geral. Dessa forma, alívios advindos dessa crise poderiam significar alívios também para a inflação brasileira.

Leia mais  Copom indica, e Selic deve continuar subindo nos próximos meses

De acordo com o economista-chefe da Nova Futura Investimentos, Nicolas Borsoi, o Copom deve prezar pelo controle das expectativas de inflação, mesmo que os prêmios de riscos fiscais tenham se amenizado com a aprovação a PEC e a perspectiva de uma recessão econômica.

“Por ora, antecipamos nova alta de 1,50% na próxima reunião e outra alta de 1% na reunião de março, fazendo a taxa Selic encerrar o ciclo e 2022 em 11,75%.”

disse o economista-chefe.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

BC anuncia mudança para resgates acima de R$100

Rodrigo Mahbub Santana

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana

Taxa Selic deve atingir ao menor nível em dois anos

Márcia Alves

Setor de pagamentos vai propor um novo crediário

Márcia Alves

Número de investidores em renda fixa alcança 17 milhões em 2023 na B3

Guia do Investidor

Debêntures indexadas têm a maior rentabilidade de janeiro

Guia do Investidor