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Open Banking é regulamentado pelo BC: entenda o que é

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O serviço de open banking foi regulamentado pelo Banco Central (BC) e agora passará a funcionar no país. Dessa forma, é importante que as pessoas entendam o que é esse serviço e o seu método de funcionamento.

Assim, esse era um projeto que já estava para acontecer e o mesmo chega para agregar em diversas áreas. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar o que mudará com a sua regulamentação.

Banco Central (BC) realiza a regulamentação do Open Banking

De acordo com o mercado financeiro, o CMN (Conselho Monetário Nacional) efetuou a liberação do Open banking no Brasil. Desse modo, esse serviço é um tipo de compartilhamento de dados autorizado pelos clientes.

Assim, tanto as informações das pessoas quanto os serviços bancários podem ser disponibilizados pelos usuários. Com isso, as instituições financeiras terão plataformas integradas e tecnologias para se comunicar entre si.

Então, novos tipos de soluções irão surgir e fará com que o sistema financeiro se torne muito mais digital. De fato, muitos países tem se interessado pelo assunto e discutem a possibilidade de implantação do sistema.

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Nesse sentido, no Brasil o modelo utilizado será o mais expansível a fim de auxiliar os bancos. Vale lembrar que para que esses dados sejam acessados o cliente terá de conceder uma autorização.

Somente assim as instituições poderão aproveitar essas informações em benefício da empresa. Além disso, alguns serviços poderão ser oferecidos através desses dados, são eles:

  • Comparação entre produtos e serviços;
  • Conselhos financeiros;
  • Transações e gestão;
  • Entre outros.

Por certo, essa implementação deverá ser feita no dia 30 de novembro e sua conclusão será em 2021. Por fim, esse sistema será de grande valia e permitirá uma maior transparência na utilização das informações.

Quais são as fases do Open Banking?

Vamos conferir quais são as fases pela qual o Open Banking irá passar até a sua conclusão:

  • Fase 1: acesso aos dados;
  • Fase 2: compartilhamento;
  • Fase 3: serviços de transação e encaminhamento;
  • Fase 4: escopo expandido.

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