Guia do Investidor
perdas
Opinião

Opinião: Porque o investidor é um sempre um “eterno arrependido”?

Sempre dizem que “esses negócios de finanças” é complicado de aprender, que é numero mexendo a cada segundo, que é muito complexo, que é apenas para ricos, mas não fizemos a auto critica se estamos passando o conteúdo de forma simples e educativa. Sempre que alguém pergunta sobre algo, falamos de números, de varias opções, mas talvez isso seja o problema.

E porque sempre você que é um investidor é um eterno arrependido, te ensinamos agora o paradoxo por trás disso que ensina o que deve fazer.

Aqui vai uma indicação de um livro, com uma leitura interessante “O paradoxo da escolha: Por que menos é mais” de Barry Schwartz.

“Em seu livro, Barry Schwartz, economista e psicólogo, defende que a maioria de nós estaria melhor se tivesse menos opções, e que muitos de nós sofremos demais para fazer a escolha certa.”

“Toda escolha tem dois efeitos negativos nas pessoas. Um efeito, paradoxalmente, é produzir paralisia, em vez de libertação. Com tantas opções por onde escolher, as pessoas acham muito difícil de escolher de todo. O segundo efeito é: mesmo que consigamos ultrapassar a paralisia e fazer uma escolha, acabamos menos satisfeitos com o resultado da escolha do que se tivéssemos tido menos opções por onde escolher.”

Baseado nesse livro, podemos pautar um exemplo cara que venha na nossa mente facil, quando vamos de marcas de celulares.

Samsung:

Leia mais  CVC tem novo CEO: agora vai?
samsung
Samsung

Apple:

apple
Apple

Claramente, vemos diferença em questão de como marcas, do mesmo segmento, seguem diferentes caminhos desde sua criação e até mesmo de como mostrar isso para seus possíveis consumidores. Com isso, podemos entender que para um iniciante em e , pode causar uma grande sofrimento com as decisões a serem tomadas, até que ele se sinta confortável em fazer os investimentos.

Se tratando de temos variados , até mesmo pelo nome que dependendo do que escolher não entregam uma rentabilidade fixa. Variadas categorias de investimentos em renda fixa, por exemplo:

Pré Fixado, pós fixado e Pós-fixados Indexados à inflação – IPCA e ainda cada uma dessas categorias abre um leque de oportunidades. Quando falamos de , temos algumas categorias a mais, por exemplo: , FIIs (Fundo de investimentos imobiliários), Opções, Contratos Futuros, Câmbio, Criptomoedas e de .

Quanto mais escolhas temos que fazer, maior é frustração com cada erro cometido e acabamos nos culpando, entretanto pela barreira de entrada sobre essa área os investidores iniciantes acabam deixando de lado e correndo atrás de algo mais simples, que na maioria dos caso é nessas corretoras falsas de investimentos que você deixa o dinheiro e o “analista de investimento” controla tudo por você e com isso acaba caindo em um golpe.

Leia mais  Carteira para setembro da XP Investimentos

Podemos concluir que a quantidade de escolhas nos investimentos causa frustrações e arrependimentos com detalhes, por exemplos de até o rendimento 1% de diferença para outra opção que não escolhemos causa essa frustração, mas há um abismo gigante sobre opções excessivas que colocamos na nossa mente e entre diversificação de investimentos, contudo importante é entender o equilíbrio entre ter que fazer muitas escolhas e diversificação.

Então se você é um investidor iniciante ou até mesmo experiente, saiba que arrependimentos irão acontecer caso você coloque na posição de fazer varias escolhas.

Autor Convidado:

Gabriel Tavares – Estudante de pelo Centro Universitário Una BH

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

Quase metade das fintechs brasileiras receberam investimentos nos últimos anos, mostra estudo da Deloitte e Abstartups

Guia do Investidor

Veja como fica o mercado de investimentos com a taxa Selic a 13,75%

Guia do Investidor

As mais negociadas: confira as ações favoritas dos investidores em Julho

Leonardo Bruno

Órigo Energia anuncia novo investidor e projeta investimento de R$ 4 bilhões no setor de geração compartilhada até 2024

Guia do Investidor

Investimentos em crédito privado bateram recordes positivos

Guia do Investidor

Oportunidades históricas que não podemos perder

Autor Convidado

Deixe seu comentário