Guia do Investidor
ray dalio
Notícias

Os juros americanos terão que cair até 2024; Afirma Ray Dalio

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Se você gosta e se interessa pelo mercado financeiro, provavelmente, já ouviu falar de Ray Dalio. O empresário, é fundador da Bridgewater Associates, fundada em 1975 nos Estados Unidos. Que se tornou uma das casas de fundos Hedge mais tradicionais do mercado. Assim como a sua empresa, o perfil do empresário passa por manter segurança em momentos de instabilidades. Por isso, não é surpreendente que Ray tenha um robusto patrimônio de cerca de US$ 18 bilhões. Além disso, a gestora é responsável pela gestão de mais de US$ 140 bilhões em ativos.

O gestor alcançou estes números graças a uma forte visão de mercado, e que chega até mesmo a 2024, quando ele entende que o Fed e seus pares terão de cortar as taxas de juros para combater uma estagflação que se avizinha.

Leia mais  B3: produtos ligados a juros batem recorde em 2023

Para ele, a combinação de baixo crescimento e inflação acelerada vai machucar tanto a economia americana e dos outros países que os bancos centrais terão de cortar os juros daqui a dois anos, coincidindo com as eleições presidenciais dos Estados Unidos.

“Acreditamos que estamos em um modo de aperto [monetário] que pode causar correções ou quedas em vários ativos financeiros”, disse ele em entrevista ao jornal australiano The Australian Financial Review. “A dor disso se tornará muito grande e vai forçar os bancos centrais a aliviar novamente [a política monetária], provavelmente perto da próxima eleição presidencial, em 2024.”

As declarações de Dalio ocorrem em meio a uma tempestade inflacionária perfeita que atinge o mundo, puxada pela quebra das cadeias de fornecimento, em função da pandemia, a guerra da Rússia contra a Ucrânia, que afetou o preço do petróleo e dos grãos, e a demanda reprimida por parte dos consumidores.

Depois de manter os juros em patamares historicamente baixos para lidar com os efeitos da Covid-19, o Fed começou a elevar os juros neste ano. Já realizou dois ajustes e deve elevar outras duas vezes nas reuniões de junho e julho para combater a inflação do país, que atingiu o maior patamar em 40 anos.

Em abril, a alta registrada foi de 8,3%. Para o gestor, dificilmente as autoridades monetárias vão conseguir controlar a inflação. “É uma situação de inflação estrutural, que vai produzir estagflação”, afirmou.

Leia mais  Governo reduz sua dívida pública

Essa não é a primeira vez que Dalio faz um alerta a respeito da inflação e do trabalho dos bancos centrais. No começo do ano, em um post no LinkedIn, ele afirmou que a impressão de dinheiro e a compra de ativos de dívida pelas autoridades monetárias baixou tanto as taxas de juros que “é estúpido possuir moedas e títulos”.

“Acho que se deve considerar desfazer de moedas e títulos em dólares, euros e ienes”.

As preocupações de Dalio com estagflação encontram eco no Banco Mundial, que recentemente alertou que será “difícil evitar uma recessão”. Na terça-feira, 7 de junho, a instituição anunciou que reduziu sua projeção para o crescimento da economia global neste ano, de 4,1% para 2,9%.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Juros futuros têm reversão de última hora e fecham em alta

Leia mais

Diferença de juros entre Brasil e EUA é a menor desde 2020

Márcia Alves

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Juros dos EUA foram mantidos na faixa de 5,25% a 5,50%

Márcia Alves

Após um corte inesperado, títulos argentinos subiram quase 3%

Márcia Alves

B3: produtos ligados a juros batem recorde em 2023

Guia do Investidor

Quase 25% dos microempreendedores priorizam mais o valor do que juros

Guia do Investidor

Deixe seu comentário