Guia do Investidor
Melhores Investimentos 2021 Onde investir em 2021?

Os Melhores Investimentos Curto Prazo para 2021

Investimentos nos últimos 2 anos cresceram bastante, mas tiveram muitos investimentos que apresentaram uma rentabilidade negativa, com isso, confira os melhores investimentos de curto prazo para os próximos anos. Dessa maneira, confira um post completo explicando com detalhes o que é!

O que é investimento?

De modo resumido, investimento é aplicação do capital com a expectativa de um benefício futuro, isso em linhas gerais na questão da macroeconômica. O conceito basicamente envolve tanto dinheiro quanto capital intelectual, social ou natural.

Entretanto, não é preciso ser um especialista em finanças para investir 100, 200 ou 500 reais por mês. Entretanto, para escolher os melhores investimentos curto prazo pode ser um pouco complexo, por isso é importante ter uma noção do que é investimento porque esse conceito faz parte da vida da maioria das pessoas. Isso porque a relação com o dinheiro nos afeta diretamente.

E como dito anteriormente, não importa se você usa o conceito para adquirir em conhecimento ou aplicar recursos financeiros. O importante é escolher os investimentos certo para o prazo que você está precisando.

Isso é possível por conta do efeito dos juros compostos, que faz com que o dinheiro multiplique. O mecanismo é semelhante ao de uma dívida, que cresce com o passar do tempo, os valores são multiplicados por eles mesmos ao longo de um determinado período.

Se você estar endividado é dever dinheiro para o banco e investir é emprestar dinheiro para o banco. Nesse sentido, acredito que você já tenha entendido o que é investimento, mas está se perguntando quais são os melhores investimentos de curto prazo.

Isso porque, antes de escolher qual investimento ou sair colocando seu dinheiro em qualquer lugar, é preciso entender algumas colocações e outros conceitos, que vão facilitar muito o processo de investimento. Entretanto, normalmente as pessoas colocam o capital apenas onde rende mais ou onde é mais confortável e não, nos melhores investimentos.

Contudo, isso até poderia ser verdade, se não fosse nos dias atuais. E qualquer um pode investir, sem restrição de valores.

O que é curto, médio e longo prazo no mundo dos investimentos?

De acordo com a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) que é o órgão regulador brasileiro de investimentos, juntamente com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) categoriza os investimentos em 3 espaços de tempo.

  • Curto prazo: até 2 anos;
  • Médio prazo: de 3 a 10 anos;
  • Longo prazo: mais de 10 anos.

Investimentos de curto prazo

O primeiro passo é os objetivos e metas que serão atingidos em um espaço de curto de tempo, são duas as principais características de que devem ser analisadas, risco e a liquidez. Entretanto, alguns analistas saem um pouco do viés dos órgãos reguladores nacionais e dizem que investimentos de curto prazo são as operações financeiras que duram entre 1 e 90 dias.

Leia mais  Sanepar (SAPR11): ações podem disparar 48% em 2021

É importante que seja possível resgatar o dinheiro e seus rendimentos no momento que deseja ou quando precisar, sem grandes dificuldades. Em relação ao risco, ele é basicamente a incerteza que se pode ter em relação ao rendimento: quanto maior o risco, maiores as chances de ter uma rentabilidade maior e de ganhar muito dinheiro, mas também de se perder e ter uma rentabilidade negativa, por exemplo.

Investimentos de médio prazo

Se para o curto prazo é importante garantir que será possível resgatar o investimento em um período menor de tempo, para estratégias de médio prazo isso deixa de acontecer.

Entretanto, isso depende muito do seu perfil de investidor, porque também há o momento de escolher investimentos que tenham risco maior, que por consequência, chances de rentabilidade mais alta.

De forma geral, tudo deve partir do seu objetivo com aquele investimento, após você fazer a reserva financeiro. Além disso, é importante você atentar para qual aversão ao risco você se encaixa. Isso porque algumas pessoas são mais tolerantes e propensas ao risco, tendo em mente a relação entre risco e retorno (quanto maior o risco de um investimento, maior será o retorno esperado ou prometido por ele).

Investimentos de longo prazo

Um dos maiores exemplos, se não o maior, sobre investimento pensando no longo prazo é a aposentadoria.

Nesse sentido, é importante você prestar atenção nos vencimentos e na liquidez deixa de ser tão importante. O foco é garantir o maior rendimento possível para o longo prazo. Além disso, quanto maior o tempo do dinheiro investido, maior será o rendimento, isso porque investir 500 reais por mês, em 10 anos, será um rendimento maior do que 5 anos. E quanto maior o seu perfil de risco, provavelmente será maior o retorno.

Melhores investimentos de curto prazo

Se você for um investidor experiente, talvez você pulou direto para essa parte. Entretanto, é bom você conferir todas as questões do texto para evitar confusões e problemas. Agora voltando para o foco da publicação, investimentos de curto prazo podem ser advindo de várias categorias. Dessa maneira, é possível você encontrar investimentos mais conservadores com a Renda Fixa e chegando até oportunidades mais agressivas, como compra de ações ou derivativos.

E quando falamos em investimento de curto prazo (entre 1 e 90 dias) em renda fixa, estamos falando sobre as alternativas de aplicações com liquidez diária, devido ao curto espaço de tempo. Entretanto, os investimentos a curto prazo na bolsa de valores podem oferecer rendimentos surpreendentes. Isso porque são baseados nas oscilações constantes do mercado. Nesse sentido, existe duas categorias para investimentos de curto prazo na bolsa de valores, como:

  • Day Trade: Você precisa comprar e vender o ativo no mesmo dia, sendo investimento completo com 1 dias.
  • Swing Trade: Investimento de curto prazo, mas que pode demorar semanas ou meses, onde você compra o ativo e espera algum tempo e depois realiza a venda.
Leia mais  Dividendos 2021: Ações que mais pagarão Dividendos em 2021

Se compararmos ao Day Trade, os investimentos de Swing Trade, oferecem menos riscos para os . Normalmente, isso acontece pelo fato que operações Swing Trade por apresentarem um tempo maior de investimentos e por não exigirem o acompanhamento instantâneo do mercado financeiro.

Em conclusão, é importante falar que as duas modalidades podem apresentar ótimos rendimentos, entretanto, em ambos, é necessário atenção e conhecimento para operar da melhor forma. 

Quais são as vantagens de investimentos a curto prazo?

Nessa ocasião, estamos falando apenas para os investimentos a curto prazo na bolsa de valores brasileira (). E uma das vantagens que podemos destacar é a velocidade, isso porque as operações permitem que investidores vejam seu capital ser valorizado em um pequeno espaço de tempo. Dessa forma, potencializando os lucros e tendo um rendimento que, normalmente, só seria alcançado em muito tempo e uma outra operação mais conservadora.

E não pode deixar que todos os investimentos, você procura a rentabilidade. Há não ser que você seja um filantropo, e que queira dar dinheiro para os outros. Acredito que esse não seja seu caso. Dessa maneira, como dito anteriormente a rentabilidade dos investimentos a curto prazo são grandes diferenciais dessas operações. Isso porque esse “sobe e desce” da bolsa de valores oferece grandes oportunidade.

Dessa forma, os investidores aproveitam a volatilidade e a variação de preços para ganhar mais em menos tempo. E outra questão que pode parecer confuso no primeiro momento é a possibilidade ganhar com a queda das ações. É uma das grandes vantagens de operar no curto prazo na bolsa é a possibilidade de realizar venda a descoberto.

Quais são desvantagens de investimentos a curto prazo?

E como qualquer investimento, mesmo que seja renda fixa ou renda variável é normal que tenham riscos. E é de acordo com o investimento, renda fixa tem menos riscos que investimentos em renda variável. Além disso, como dito anteriormente, o risco está atrelado ao retorno, quanto maior risco, maior retorno esperado.

Dessa maneira, como estamos citando operações de Swing Trade que, são investimentos em renda variável, esses riscos são ainda maiores por causa da oscilação. Isso acontece devido à variação mercado que pode fazer um ativo valorizar ou desvalorizar, se isso acontece você perderá uma parte do seu dinheiro investido. Outro ponto importante que devemos considerar é a necessidade de acompanhamento, devido o mercado ser muito rápido.

Nesse sentido, podendo haver uma tendência de desvalorização, alguma notícia ou algum outro fato importante para o mercado pode te fazer perder dinheiro. Dessa maneira, quando isso acontece o investimento precisa ser encerrado o mais rápido possível, para que o prejuízo não seja grande ou o lucro, seja mantido, antes que reverta.

Entretanto, mesmo com essas chateações, é importante lembrar que investimentos a curto prazo, quando bem realizados podem ser considerados um ótimo caminho para alcançar seus objetivos financeiros de investimentos. Afinal, se você souber o momento certo de entrar ou sair de um investimento, você irá reduzir os riscos e maximizar os lucros. Por isso, uma estratégia de investimento a curto prazo bem executada pode trazer retornos excelentes em um tempo menor.

Leia mais  Comprar ou vender ações da Mater Dei (MATD3)? Confira

Opções para investir no curto prazo em renda fixa

Não há um investimento certeira para o curto prazo, isso porque existem diversas opções de investimentos. Se você é um conservador pode ser que você fique entre o Tesouro Selic, CDBs com liquidez diária, Letras de Câmbio e entre outros. Contudo, como dito anteriormente, você pode investir em opções diárias mais agressivas, como ações, opções e entre outros.

1. Tesouro Direto

Investimento em Tesouro Direto pode ser usado para investimentos tanto em curto prazo e médio prazo. Isso porque é um investimento conservador onde a remuneração está associada à taxa Selic. Entretanto, dentro desse investimento existe duas categorias, pré-fixado quando você escolha a taxa antes de investir e pós-fixado é quando você investe, mas não se sabe ao certo qual é a taxa. Isso de forma bem resumida.

É possível escolher esses dois tipos de investimento, porque a taxa Selic é alterada a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (COPOM). E é igual os demais investimentos em renda fixa, possui um desconto na hora do resgate, cobrado como o Imposto de Renda.

2. CDBs e LC

Os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) podem ser uma boa escolha para quem quer fazer investimentos seguros no curto prazo. Isso porque, os títulos rendem mais que a poupança e tem praticamente a “mesma” segurança da poupança.

Além disso, tem bancos que paguem mais de 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) para fazer jus ao investimento. Portanto, caso essa taxa seja menor que 100%, talvez seja melhor o investimento em Tesouro Selic já que garante 100% do CDI. Outro investimento que pode ser pensado são às Letra de Câmbio (LC), que são emitidas por instituições financeiras. Dessa maneira, possuem maiores rentabilidades.

Entretanto, competem no mercado com os bancos consolidados. Portanto, precisam de uma taxa mais atrativa para os investidores.

E na renda variável?

Na renda variável é um pouco mais complexo escolher os melhores investimento, porque o “timing” é fundamental para o sucesso de uma estratégia de investimento a curto prazo na bolsa de valores brasileira. Isso porque saber a hora certa de entrar e sair de uma operação é o que define se ela trará bons lucros ou será um mau negócio.

Entretanto, para esse modelo de investimento é necessário muito conhecimento sobre o mercado, sobre as operações e sobre os processos que contribuem para minimizar riscos e evitar prejuízos. No entanto, nem todos investidores possuem tempo livre para acompanhar o mercado, fazer um curso de Day Trade ou mesmo conhecimento para identificar essas oportunidades no momento certo.

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes: