Guia do Investidor
Free Freepik@stories 3
Investimentos Renda Fixa

Os Melhores Investimentos Renda Fixa 2021

Avalie este post:
[Total: Média: ]

Em 2021, o cenário econômico e político já passou por tantas transformações que os melhores investimentos Renda Fixa voltaram a ser uma alternativa para se observar.

Uma dessas mudanças, por exemplo, foi a decisão do Copom neste mês de setembro, onde houve mais um aumento da Taxa Selic, a , que chegou a 6,25%, mas com chance de mais uma elevação futura, segundo o Banco Central do Brasil (BC).

Dessa forma, já é o quinto aumento seguido feito pela autoridade econômica apenas neste ano. Mas existem outros fatores relevantes. A principal questão é que esse ajuste para cima implica em um retorno mais elevado para investimentos em Renda Fixa!

Por isso, o Guia do Investidor reuniu todas as informações para ficar por dentro da Renda Fixa, bem como listou os melhores investimentos atualmente nessa área. Confira.

O que são investimentos em Renda Fixa?

Em síntese, a Renda Fixa é uma categoria de investimentos que funciona como um empréstimo do seu dinheiro ao emissor, como bancos, empresas ou o governo. Nesse sentido, a principal característica da Renda Fixa é o conhecimento prévio das condições, bem como a taxa de rendimento e outras regras, antes mesmo do início da operação de fato.

Dessa forma, é possível saber exatamente quanto o investimento irá render, por quanto tempo, o perfil de liquidez, entre outros detalhes, justamente por esses fatores se manterem fixos.

Por conta dos detalhes estipulados serem constantes, a Renda Fixa é vista como uma forma de investimento mais segura, previsível e estável. Mas é preciso saber que existem dois tipos de investimento de Renda Fixa: os prefixados e os pós-fixados. Vamos saber mais sobre cada um a seguir.

Free Freepik@stories 14
Os Melhores Investimentos Renda Fixa
(Imagem: [email protected])

Investimentos de Renda fixa Prefixados

É o tipo de investimento mais simples e básico. Em suma, ele já tem definido a exata taxa fixa de rendimento, o período e a liquidez, ou seja, as condições para retirada, com base no valor investido.

Investimentos de Renda fixa pós-fixados

No caso dos investimentos de Renda Fixa pós-fixados, a variação está vinculada a algum índice econômico, como a , a inflação ou o CDI, por exemplo.

Embora exista essa condição fixada para o rendimento, ele ainda está sujeito a flutuação do índice no período. Por outro lado, não há como saber o resultado final exato como no caso anterior, ainda que seja possível fazer uma previsão aproximada.

Melhores Investimentos Renda Fixa
Os Melhores Investimentos Renda Fixa
(Imagem: [email protected])

Para quem a renda fixa é indicada?

A princípio, pelo seu perfil mais previsível e com ganhos mais estáveis e seguros, a Renda Fixa é uma opção muito indicada para investidores de perfil mais conservador. Inclusive, especialistas enquadram a Renda Fixa como uma boa maneira para formar uma reserva de emergência, por exemplo.

Mas isso não significa que outros perfis menos aversos ao risco devam desconsiderar ter uma parte de sua carteira em Renda Fixa. Afinal, a diversificação é uma peça-chave em qualquer carteira de investimentos. A diferença maior será no peso que o investimento terá na composição total. Sendo assim, a Renda Fixa pode ser útil para os mais diversos perfis de investidor.

Free Freepik@stories 10
Os Melhores Investimentos Renda Fixa
(Imagem: [email protected])

Renda Fixa vs. Renda Variável: Diferenças

Quando comparamos Renda Fixa e Renda Variável, é possível listar uma série de características diferentes, que vão desde atributos básicos até detalhes mais específicos. Assim, é possível abordar diversos aspectos das duas categorias de investimento.

Leia mais  Corretoras de Bitcoin: conheça as melhores de 2019

Uma delas, por exemplo, é a propriedade básica de cada uma. Como já vimos, a Renda Fixa funciona como um empréstimo e possui taxas e condições determinadas previamente, tornando o retorno final previsível e estável para o investidor. A Renda Variável, em contrapartida, está relacionada com participação em empresas e outros negócios por meio de ou cotas, onde estão sujeitas a mais fatores instáveis e uma maior volatilidade, o que significa uma previsibilidade menor.

Inclusive, isso acarreta outra diferença: a relação entre risco e retorno. Enquanto a Renda Fixa tem investimentos com um maior grau de segurança, a Renda Variável conta com opções mais arriscadas e até com possibilidade de perdas. Por outro lado, a chance de alcançar retornos mais elevados fica do lado da Renda Variável, justamente pela volatilidade.

Outro fator que demarca diferenças é o cenário econômico. Em suma, períodos onde os indicadores econômicos apresentam patamares baixos levam os investidores a estudarem outras opções, como a Renda Variável, para chegar a melhores resultados que a Renda Fixa. Quando a situação se inverte, parte dos investidores retornam para a Renda Fixa priorizando a segurança, mesmo com possíveis ganhos menores.

Melhores Investimentos Renda Fixa
Os Melhores Investimentos Renda Fixa
(Imagem: [email protected])

Um novo cenário para investimentos em Renda Fixa?

Neste ano de 2021, as mudanças graduais ocorridas para o cenário político e econômico brasileiro fizeram com que as estratégias de investimentos sofressem ajustes. E isso fica mais evidente comparando períodos.

No início do ano, por exemplo, a projeção do Relatório Focus, do Banco Central, era de um IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação) de 3,34%. Ao mesmo tempo, a meta da Taxa Selic estava prevista para 3,25% a.a. Além disso, o Ibovespa tinha alcançando um recorde à época ao ultrapassar a marca de 121 mil pontos. Assim, o foco na Renda Variável era a forma mais atrativa de investimentos, enquanto a Renda Fixa apresentava retornos muito baixos.

Mas ao longo do ano, a pressão inflacionária começou a se tornar um tema de preocupação para o BC a ponto de iniciar uma elevação da Taxa Selic. Nesse sentido, o patamar do Dólar, o preço das commodities, a recente crise hídrica e os impactos da pandemia durante todo o ano foram alguns dos componentes que tiveram influência.

Assim, a projeção do Relatório Focus de 17 de setembro ilustra a diferença: IPCA ao nível de 8,35% e previsão da Selic para 8,25%. Durante esse tempo, ativos ligados aos índices econômicos foram os destaques da Renda Fixa, que agora ganham mais evidência com os dados recentes. Já a Renda Variável passou por um ciclo de baixa e devolveu os ganhos conquistados, considerando o Ibovespa como referência.

Ibovespa 23 09 21
Ibovespa em 2021.
Fonte: Google Finance.

Por isso, as preferências de parte dos investidores estão mudando. De acordo com a plataforma de busca de investimentos Yubb, algumas aplicações de Renda Fixa lideraram a preferência entre os pesquisados de julho, por exemplo.

Leia mais  URBE abre nova captação pagando até 18,69%

Os Principais Investimentos Renda Fixa

Em resumo, os principais investimentos voltados para Renda Fixa são os seguintes

  • Tesouro Direto
  • LCI e
  • Letras de Câmbio
  • Debêntures
  • CRIs e CRAs
  • ETF de Renda Fixa

A seguir, estão em resumo os detalhes básicos de cada investimento Renda Fixa. Para ir direto ao investimento de seu interesse, você pode clicar nos links acima ou então acompanhar a sequência a seguir.

Free Freepik@stories 13
Os Melhores Investimentos Renda Fixa
(Imagem: [email protected]s)

Tesouro Direto

O Tesouro Direto se trata de um título emitido pelo Tesouro Nacional, além de ter uma parceria com a B3, onde o investidor empresta o próprio dinheiro ao poder público, em síntese.

Com intuito de ser acessível, há a possibilidade de fazer aplicações a partir de R$ 30,00. Ao mesmo tempo, esse investimento é visto como um dos mais seguros, já que conta com a garantia pelo Tesouro Nacional e o governo é considerado o emissor mais seguro de uma economia.

Entre as opções, você pode investir no Tesouro Prefixado, ou Tesouro IPCA+, que se baseiam em diferentes indicadores econômicos. Além disso, possíveis descontos estão relacionados com a tributação do Imposto de Renda. Ainda assim, é possível evitar outros custos ao investir por corretoras que possuem taxa zero.

Os Melhores Investimentos Renda Fixa
Os Melhores Investimentos Renda Fixa
(Imagem: [email protected])

CDB

No caso do CDB — isto é, o Certificado de Depósito Bancário —, o investidor utiliza o seu dinheiro para fazer empréstimo aos bancos.

Nesse sentido, um CDB vantajoso é aquele que rende acima de 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Em outras palavras, o CDI é uma taxa atrelada ao Selic que, caso renda um valor superior a 100%, significa uma rentabilidade maior que a Selic.

Por conta da grande variedade de bancos e outras instituições financeiras, a oferta de CDBs é vasta. Assim, é preciso redobrar a atenção sobre os detalhes da aplicação como: se o título é pré ou pós-fixado, os termos de liquidez e se o banco escolhido é confiável. Para o último item, aliás, o BC criou o Índice de Basileia que avalia risco e atribui uma nota para cada banco justamente para auxiliar na análise da saúde financeira das instituições.

Além disso, o CDB possui garantia pelo Fundo Garantidor de Crédito (), instituição que cobre até R$ 250 mil por pessoa física em caso de crise no setor bancário. Ademais, também é um investimento que as corretoras possuem taxa zero.

Free Freepik@stories 8
Os Melhores Investimentos Renda Fixa
(Imagem: [email protected])

LCI e LCA

Em relação as Letras de Crédito de Agronegócio (LCA) e as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), elas se tratam de títulos de captação voltados para instituições financeiras que atuam no setor do agronegócio e imobiliário.

Como maior destaque, ambas contam com isenção de Imposto de Renda. E, assim como no caso anterior, esses investimentos também se baseiam no CDI e tem a segurança garantida pelo FGC.

Outra diferença que vale destacar é a liquidez. No caso da LCI e da LCA, a liquidez é menor que os outros investimentos. Dessa forma, a condição de saque é mais difícil que as demais, sendo um fator para se prestar atenção. Ademais, também é um investimento que as corretoras possuem taxa zero.

Free Freepik@stories 5
Os Melhores Investimentos Renda Fixa
(Imagem: [email protected])

Letra de Câmbio

A Letra de Câmbio (LC) é um título de renda fixa bastante similar ao CDB, à LCI e à LCA. A diferença, nesse caso, é que os títulos são emitidos por financeiras, geralmente menores do que os bancos emissores de CDBs.

Leia mais  Glossário do investidor: termos do mercado para aprender

A LC é considerada uma opção segura e com boa rentabilidade, podendo ser atrelada ao CDI ou combinada com uma taxa fixa mais a inflação. Comparada com as opções similares, seria uma aplicação de maior risco, mas também tem a segurança garantida pelo FGC.

Free Freepik@stories 15
Os Melhores Investimentos Renda Fixa
(Imagem: [email protected])

Debêntures

A respeito das Debêntures, elas se tratam de um empréstimo que o investidor faz para empresas. Nesse caso, os objetivos pelos quais uma companhia pode fazer essa oferta variam, sendo desde o financiamento de um novo projeto até o pagamento de outras dívidas. Portanto, seria um investimento mais arriscado e que exige mais cuidado que os demais.

A forma de ganho nessa aplicação é o retorno do dinheiro investido acrescido de juros, cuja informação fica disponível na proposta. Além disso, é possível encontrar Debêntures que tenham descontos de Imposto de Renda e de IOF, mas não vale para todos os casos. Na emissão de debêntures incentivadas, por exemplo, tais impostos ficam isentos.

Free Freepik@stories 7
Os Melhores Investimentos Renda Fixa
(Imagem: [email protected])

CRIs e CRAs

Assim como a LCI e a LCA, os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) aplicam-se nos segmentos de imóveis e agrícola. Porém, essas aplicações são emitidas por securitizadoras.

Além disso, esses investimentos não têm tem a garantia do FGC, sendo indicado para quem está disposto a tomar mais risco. Ainda assim, por se tratar de dois segmentos importantes para o país, os títulos são isentos de Imposto de Renda. Ademais, também é um investimento que as corretoras possuem taxa zero.

 Os Melhores Investimentos Renda Fixa
Os Melhores Investimentos Renda Fixa
(Imagem: [email protected])

ETF de Renda Fixa

Os Exchanged Traded Funds – ou – são fundos de investimento passivos negociados em bolsa. Dessa forma, eles replicam um ou até mesmo uma carteira de ativos.

Embora tenha essa característica, um ETF não está muito distante de uma ação, já que sua cotação varia pela oferta e demanda, mesmo que seu objetivo seja replicar um índice. Portanto, seria o investimento mais próximo da Renda Variável.

O principal ponto é que existem ETFs que replicam um índice de referência de Renda Fixa em seu funcionamento. De acordo com a B3, existem 7 ETFs dessa natureza: IMAB11, FIXA11, IMBB11, B5MB11, IB5M11, IRFM11 e B5P211.

 Os Melhores Investimentos Renda Fixa
Os Melhores Investimentos Renda Fixa
(Imagem: [email protected] stories)

Afinal, quais são os Melhores Investimentos Renda Fixa?

O Guia do Investidor utilizou a plataforma de busca de investimentos Yubb para simular quais seriam os maiores retornos para uma aplicação de R$ 5.000,00.

De acordo com os resultados, os melhores investimentos Renda Fixa encontrados foram os seguintes:

InvestimentoNomeEmissorRetorno EsperadoRentabilidade Bruta
(12 meses)
LCA IPCA + 2,05%BTG PactualR$ 5.526,3510,57% a.a.
LCABTG Pactual IPCA + 1,8%BTG PactualR$ 5.515,0110,30% a.a.
LCABTG Pactual IPCA + 1,75%BTG PactualR$ 5.510,1710,24% a.a.
CDBVoiter IPCA + 3,55%VoiterR$ 5.500,9812,19 a.a.
LCABTG Pactual IPCA + 1,55%BTG PactualR$ 5.499,3810,02% a.a.
CDBVoiter IPCA + 3,5%VoiterR$ 5.498,7612,14% a.a.
CDBVoiter IPCA + 3,45%VoiterR$ 5.498,6312,08% a.a.
CDBBRK Financeira IPCA + 3,64%BRK FinanceiraR$ 5.498,6012,29% a.a.
CDBBRK Financeira 136% CDIBRK FinanceiraR$ 5.492,93136% CDI
CDBArbi 135% CDIBanco ArbiR$ 5.489,30135% CDI
Fonte: Yubb.
Avalie este post:
[Total: Média: ]

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as notícias mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

Inflação ao consumidor amplo em Maio bate maior valor desde 2016

Leonardo Bruno

Do Bitcoin às moedas digitais de Banco Central: como a blockchain revoluciona o mercado financeiro

Zro Bank

IPCA de abril é o mais elevado para o mês desde 1996

Guia do Investidor

Vitreo lança seu primeiro ETF com índice de criptomoedas

Guia do Investidor

Começa período de reserva do META11, ETF de metaverso da Hashdex

Guia do Investidor

FGC tem crescimento de 9,2% e fecha 2021 em R$ 93,3 bilhões

Guia do Investidor