Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Os países mais afetados com um dólar forte

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Atualmente o dólar está em um patamar bem alto e isso tem valorizado cada vez mais a moeda americana. Dessa forma, alguns países estão sendo afetados por esse fator e sofrem isso em suas moedas locais.

Assim, é importante entender o porquê isso acontece e quais são os efeitos que isso trará. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar quais países estão sofrendo esse impacto.

Dólar em alta afeta alguns países

De acordo com o mercado financeiro atual, o dólar está em alta e com isso os EUA ganham muita confiança. Desse modo, a moeda americana tem conseguido ficar a frente de diversas outras moedas mundiais.

Assim, o dólar certamente é a moeda que possui maior importância e confiança de forma global. Além disso, o comércio internacional utiliza esse dinheiro e por isso ele se torna fundamental.

A cotação do ouro e do petróleo é toda feita através do dólar e as maiores reservas também o utilizam. Nesse sentido, temos na América Latina muitos países que possuem economia emergente.

Assim, o Chile, o Brasil e a Venezuela sofrem quando o dólar se fortalece, devido a sua exportação dos commodities. Com isso, o produto se tornará mais caro, o que dificulta o processo para essas nações.

Leia mais  Brasil será o maior beneficiado em possível acordo entre UE e Mercosul, aponta Allianz Trade

O Chile por sua vez teve queda no cobre e esse produto representa cerca de 40% de suas exportações. Já na Ásia temos a Índia e a China que importam commodities e petróleo, e se beneficiam com essa alta.

A China está exposta a um valor de US$ 1 trilhão feito em empréstimos que não são bancários. E com o aumento do dólar terá a dívida aumentada o que prejudicará o país.

Por fim, a Rússia e os exportadores de petróleo e a zona do euro também sentem o impacto dessa alta. Portanto, o dólar mexe com o mercado e com diversos países e isso pode gerar problemas a algumas nações.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar opera em baixa

Rodrigo Mahbub Santana

Brasil amplia relações comerciais com a China

Fernando Américo

Ambiente político é o fator mais prejudicial à economia

Fernando Américo

Investidores e Gestores perdem otimismo em relação ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Fernando Américo

Biden propõe triplicar tarifas de importação dos Estados Unidos

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário