Guia do Investidor
Guias

Outperform ações: O que significa? Aprenda com detalhes

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Quando você decide fazer investimentos na bolsa de valores, você comprará ações ou fundos imobiliários. Caso não saiba analisar ações, você precisa seguir a recomendação de um analista. Nesse sentido, essas recomendações podem conter alguns termos e classificações que você não conheça, ou não entenda com clareza.

E normalmente quando ouvimos falar sobre um relatório, é comum que tenha uma classificação outperform em ações. Mas o que isso significa? É o que veremos a seguir.

O que é outperform?

É uma classificação que destaca o desempenho extraordinário de uma ação, quando comparado ao de um índice de referência. Dessa maneira, podemos destacar um exemplo bem simples: uma ação com um retorno de 10% nos últimos 6 meses. Quando comparado ao índice de referência (benchmark) Ibovespa, notamos que ele subiu apenas 6% no mesmo período.

Assim, o ativo é caracterizado como uma classificação de outperform, porque as ações tem uma diferença positiva de 4% quando comparado ao índice em questão. Portanto, esse conceito mede o desempenho de um ativo comparando-o a um benchmark específico. Em conclusão, podemos dizer que essa classificação trata-se de uma análise relativa.

Isso porque a ação não é comparada no mercado como um todo e sim com um setor (existem benchmark de setores) ou um indicador específico. Então fique atento quando algum analista no relatório indica que a classificação do ativo como outperform, já que esse status depende claramente do referencial.

É importante esclarecer, como dito anteriormente, existem vários índices de referência, não deixamos exclusivamente apenas ao Índice Ibovespa. Isso porque existe o MSCi Latam, IBrX, IPCA, IGP-M e dentre outros, sendo que cada um desses índices funciona como uma média de desempenho de específicos classes de ativos.

Leia mais  Overweight Ações Significado: o que o termo quer dizer?

Como funciona outperform?

Existem inúmeros fatores que podem ajudar uma companhia a gerar mais receita e lucro do que seus concorrentes. E como o ditado do mercado prevalece, “as ações seguem o lucro da empresa”. Normalmente são, por exemplo, melhor gerenciamento financeiro da corporação, estratégia de governança corporativa e comportamento de mercado.

E por consequência, as vendas e serviços crescem e os ativos voltam a se valorizar.

Entretanto, estamos dizendo apenas benefícios quando ações são ou estão em outperform, porque essa classificação pode ser temporária. Isso porque um ativo pode estar com rentabilidade negativa de 10%, mas seu índice de comparação está desvalorizando 20%. Nesse caso, mesmo que a rentabilidade seja negativa, o ativo no caso será outperform. Além disso, um setor pode até mesmo superar o índice, mas as ações da empresa escolhida do setor supera as outras da mesma categoria.

Em conclusão, tiveram outperfom nas ações comparado ao setor, mas quando comparado aos seus concorrentes que também conseguirem ter outperfom, a ação escolhida não teve um desempenho a altura as outras ações.

Na imagem abaixo, temos um exemplo bem claro de uma ação que estava com um desempenho superior a do mercado (outperform) até meados de dezembro de 2020. Isso porque a linha azul representa o índice de referência Ibovespa. Já em linha laranja, combinando com a empresa, temos as ações do Banco Inter representado pelo código unit (BIDI11) com suas oscilações.

Leia mais  Itaú BBA recomenda compra da Oi

Dessa maneira, é possível destacar por meio do gráfico, que no começo para o meio de dezembro do ano passado, as ações da Inter começaram a ter um desempenho superior ao índice Ibovespa. Ou seja, desde o começo de dezembro poderíamos classificar as ações como outperfom quando é comparado ao índice.

Outperform ações
Outperform de ações do Banco Inter (BIDI11) quando comparado ao Índice Ibovespa (IBOV). Fonte: TradingView

Outros indicadores de desempenho

Se o mercado financeiro é cheio de indicadores, isso não é diferente com os indicadores de desempenho, que se dividem de forma resumida em três categorias:

  • Outperform: é quando tem o desempenho maior que do mercado ou com o índice de referência. Nesses casos a recomendação costuma ser compra ou manter a ação em carteira.
  • Marketperform: Que também pode ser chamado de peerperform que é classificado assim quando tem uma perspectiva que a ação tenha um desempenho semelhante ao índice de referência. Entretanto, com essa situação, após o relatório o desempenho é neutro e recomenda manter as ações em carteira ou fazer um rebalanceamento.
  • Underperform: Do outro lado da tradução, acredito que seja fácil de projetar o que é. Contudo, isso corre quando a expectativa é de que a ação tenha um desempenho inferior ao índice de referência. Dessa maneira, conforme o relatório ou análise, a recomendação geralmente é de venda da ação.

Conclusão

Em conclusão, acreditamos que tenha conseguido entender o que é outperform e como as ações recebem essas classificações. Dessa maneira, é comum que os investidores ou gestores de fundos escolham consistentemente ações com classificação outperform. Isso porque os fundos de investimento se tiverem essas ações, irá rentabilizar uma taxa de retorno mais alta e que após a algum tempo ganhará reconhecimento.

Leia mais  Overweight Ações Significado: o que o termo quer dizer?

Warren Buffett, é um dos investidores mais importantes do mercado financeiro do mundo e que está entre os mais ricos do planeta — declarou preferencias por ações com classificações outperform ou com ações blue chips (são ações com maior valor no mercado financeiro, com marca e modelo de negócio consolidados, que podem ter o nome de ação de primeira linha. E isso se refere às ações de empresas tradicionais, de grande porte, possuindo uma grande liquidez no mercado e alto volume de negociação)

Entretanto, é importante destacar que o ativo pode ser outperform quando é comparado ao índice de referência e mesmo assim apresentar um desempenho inferior com as demais ações, portanto, isso não será necessariamente positivo quando é relacionado a outro ativo.

Outperform ações
Cia Siderúrgia Nacional apresenta um outperform, comparado a Ibovespa, mas tem um desempenho inferior à companhia Braskem.

Além disso, é interessante destacar que o ativo pode ser outperform, mas não ser muito benéfico. Isso porque, quando você compara uma ação do mesmo ativo quando comparado outra do mesmo setor, pode ter um desempenho inferior.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Overweight Ações Significado: o que o termo quer dizer?

Gabriel Tavares

Itaú BBA recomenda compra da Oi

Diego Dias

Deixe seu comentário