P/VPA: O que significa esse indicador na análise fundamentalista?

P/VPA: O que significa esse indicador na análise fundamentalista?

13 de maio de 2019 0 Por Diego Dias

A cotação ou preço de uma ação, é por si só um indicador de seu comportamento no mercado. Mas para extrair a informação, é preciso associar corretamente a um ou mais dados.

A letra P do indicador denominado P/VPA representa o preço unitário, que a ação está sendo negociada. Já VPA se traduz valor patrimonial por ação.

Veja como este índice pode ajudar a definir o preço justo de uma ação, quando usado em uma análise fundamentalista.

O que significa e como calcular o VPA?

O VPA significa quanto vale cada ação em relação ao patrimônio líquido da empresa. Para chegar ao resultado, basta dividir o valor do patrimônio pela quantidade de ações disponíveis para negociação.

Para ilustrar este conceito, um exemplo prático. É importante ressaltar que os dados da Figura 1 são referentes ao último trimestre do ano 2018.

Figura 1

Figura 2

Com os dados em mãos basta dividir:

VPA = R$173.682.178.000,00 = 33,11817480598405

5.244.316.120

Este resultado indica que o valor patrimonial por ação da empresa Vale (VALE3) é R$33,12. Este é valor que ainda será usado para definir o indicador P/VPA, porém no próximo tópico.

O que significa e como calcular o P/VPA

Depois de calcular o VPA, pode ser feita a correlação entre este valor e o preço da ação. Como foi utilizado o valor do patrimônio líquido de um exercício anterior ao atual, será usada a cotação do dia 2 de janeiro de 2019.

Desta forma:

P/VPA = 51,09 = 1,54

33,12

O número 1,54 é o indicador, sendo que ele mostra como o ativo estava sendo negociado na data destacada. Em resumo ele estava sendo vendido acima de seu valor patrimonial.

O que no caso de uma empresa como a VALE3 significa que ação está cara e, por tanto não é uma boa aquisição. Mas existem casos de empresas com patrimônio líquido menor, em que essa avaliação não é realista.

As empresas com esse perfil muitas vezes têm o patrimônio pequeno, porém são bastante rentáveis. Para elas é melhor aplicar outros métodos de análise fundamentalista, obtendo assim uma visão mais ampla.

Em resumo o P/VPA pode representar os seguintes resultados:

  • Quando for igual a 1: É porque o ativo está sendo negociado pelo mesmo valor de seu VPA, ou pelo preço justo
  • Quando for menor que 1: O ativo está com o preço abaixo de seu VPA, e isso pode ocorrer por dois motivos, ou porque está barato e é um bom negócio, ou a empresa está com problemas
  • Quando for maior que 1: Neste último caso o ativo está em alta e pode ser porque sua rentabilidade geral é boa ou pela lei de oferta e procura

Em todo caso, deve-se sempre avaliar um ativo a fundo, pois um índice apenas pode ser bastante impreciso. Tendo em vista que o mercado de ações é arriscado e volúvel, certamente você vai querer ter certeza em suas decisões.

NÃO PERCA MAIS UMA DICA! CADASTRE SEU E-MAIL

PARTICIPE AGORA DO NOSSO FÓRUM!

O nosso fórum já está aberto para você tirar as suas dúvidas sobre investimento e debater sobre o que quiser. Sinta-se em casa, cadastre-se agora: http://guiadoinvestidor.com.br/forum/