Guia do Investidor
reabertura do comercio em sao paulo fase de transicao rvrsa abr 190420212801 1
Agência Brasil Economia Notícias

Pequenas indústrias têm mais dificuldade no acesso a crédito, aponta Sebrae

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Donos de pequenos negócios do setor da indústria são os que têm a pior avaliação sobre a obtenção de empréstimos no país. De acordo com a Sondagem das Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), apesar da percepção de melhoria de acesso ao crédito ter crescido, quase 33% dos donos de micro e pequenas indústrias consideram o grau de exigência para concessão ou renovação de empréstimos bancários alto, 57,3% moderado e apenas 10% acreditam que é baixo.

Por essa razão, para o Sebrae é importante o desenvolvimento de políticas públicas que facilitem o uso de garantias, como é o caso do Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe), que voltou a vigorar neste mês.

Leia mais  Presidente do BC faz alerta sobre recuperação econômica do Brasil

Pronampe

Criado no ano passado para ajudar micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia de covid-19, o Pronampe tornou-se permanente em 2021, mas o volume que pode ser emprestado depende da quantia injetada no Fundo Garantidor de Operações (FGO), que cobre os eventuais calotes dos tomadores de empréstimos. Nos primeiros dez dias de funcionamento, o programa já emprestou 40% dos recursos.

Já os empreendedores do setor de serviços, apesar de serem um dos mais afetados pela pandemia e com grande parte do faturamento reduzido, veem o acesso a crédito de uma forma mais positiva. Segundo o Sebrae, para 25,6% deles as exigências são altas e 14,6% consideram baixas. Para 59,8%, as exigências são normais.

No caso do comércio, para 75,7% dos empresários as exigências são normais, o que, na visão do Sebrae, pode estar associado ao uso mais tradicional de montantes menores e para capital de giro.

Fonte: Agência Brasil.

Nos siga no Google News
Leia mais  Volume de serviços cresce 0,2% de março para abril, diz IBGE

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Produtores de 16 estados poderão renegociar dívidas

Agência Brasil

Agro crescerá deverá crescer menos em 2024, diz BC

Agência Brasil

Milei quer demitir 70 mil funcionários públicos

Rodrigo Mahbub Santana

Ação da Multi (MLSA3) dispara mesmo após prejuízo

Rodrigo Mahbub Santana

Engie firma acordo de estocagem de gás

Rodrigo Mahbub Santana

Pague Menos comunica aumento de capital

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário