Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Peso Real: uma moeda única entre Brasil e Argentina?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Em visita à Argentina, Jair Bolsonaro diz estudar a criação de uma moeda única entre Brasil e Argentina, o Peso Real. Mas o ministro da economia diz ainda ser especulação.

No último dia 06, houve uma reunião sobre a ideia de ter uma moeda única entre Brasil e Argentina. O tema foi discutido pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro da economia, Paulo Guedes.

Esse é um assunto antigo e já foi discutido anteriormente por outros governos. De fato, iniciou-se no final da ditadura militar no governo de José Sarney, na década de 80.

Também nos anos 90, Fernando Henrique Cardoso discutiu a proposta com a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner. E em 2008, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também tratou do assunto com ex-presidente da Argentina.

Como funcionaria o Peso Real?

A intenção é que haja uma única moeda que circularia entre os dois países. Ela se chamaria Peso Real. Porém, anda não tem nenhum projeto em andamento para que a idealização aconteça de fato.

Para isso, ambos os países precisariam passar por um processo de ajustes econômicos. Como aconteceu com a Europa antes de o Euro entrar em circulação. Visto que a inflação na Argentina é muito maior que no Brasil e isso poderia afetar a nossa economia.

Leia mais  Não compre ações da Petrobras, recomenda Bradesco

A ideia é que os bancos centrais dos países envolvidos não se extinguissem. Mas ter uma instituição com poderes maiores para mandar nos dois países. Como na Europa, que existe um conselho diretor do Banco Central Europeu.

Nenhum país precisaria submeter-se a política econômica do outro. No entanto, alguns ajustes precisariam ser feitos para seguirem um rumo semelhante.

Alguns economistas estão céticos quanto a isso pela diferença econômica dos países. Mas o conceito de uma moeda única fez muita gente sonhar e imaginar como seria se existisse o Peso Real.

Assim internautas inclusive já criaram cédulas imaginárias com os rostos dos jogadores de futebol famosos do Brasil e Argentina. E se perguntam sobre os benefícios que isso traria.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Brasil assina acordo de livre comércio automotivo com Paraguai

Leia mais

Brasil amplia relações comerciais com a China

Fernando Américo

Ambiente político é o fator mais prejudicial à economia

Fernando Américo

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Fernando Américo

Milei quer se reunir com Lula

Rodrigo Mahbub Santana

Economia cresce 0,8% em fevereiro; Destaque para o consumo

Fernando Américo

Supremo Tribunal Argentino rejeita ações contra ‘decretaço’ de Milei

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário