A estatal anunciou hoje que irá aumentar o preço da gasolina em mais 5%. De fato o aumento do preço será para a gasolina vendida nas refinarias apartir de amanhã. Porém a empresa anunciou que decidiu manter o preço do diesel.
Esse já é o oitavo aumento seguido para a o preço da gasolina. O atual aumento quando comparado com o menor preço do ano, mostra um aumento de mais de 80% no preço da gasolina. Quando no final de abril o preço do combustível na refinaria foi vendido por 0,9160 real/litro.
De acordo com analistas o preço tem seguido a tendência de alta devido o aumento da demanda. Isso pelo fato das diminuições das quarentenas para combater o coronavírus em várias parte do país.
É preciso levar em consideração que em maio após chegar perto dos 6 reais, o preço do dólar caiu. Atingindo cerca de R$5,36 (cerca de 10%). Por outro lado o petróleo Brent registrou uma alta de mais de 40% no mesmo período, para cerca de 43 dólares o barril.
Segundo dados divulgados pela Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis) as vendas de gasolina no Brasil fecharam o mês de junho com queda de 7,6% ante o mesmo período do ano passado. Mas ainda assim o recuo na demanda é bem menor do que o visto no momento em que as medidas para combater o coronavírus exigiam maior isolamento.
Maior valor desde fevereiro
Com o aumento dos preço, o preço médio da gasolina nas refinarias da Petrobras sobe para R$1,6577 por litro. Sendo esse o maior valor desde 29 de fevereiro.
O presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), disse que, para a gasolina, a defasagem ante o produto importado será reduzida. Mas ainda existe em vários pontos, variando de 0,081 real/litro em Itaqui (MA). E 0,004 real/litro em outros portos do Nordeste.
A Petrobras (PETR4) já havia elevado a gasolina em 3% na última quinta-feira, quando também aumentou o diesel em 6%.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: