Guia do Investidor
Imagem/Reprodução Petrobras
Notícias

Petrobras e Yara Fertilizantes exploram oportunidades de parceria

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • A Petrobras anunciou a assinatura de um “master agreement” com a Yara Brasil Fertilizantes
  • Para explorar uma potencial parceria em fertilizantes, produção industrial e descarbonização
  • A Petrobras e a Yara colaborarão na análise das possíveis sinergias entre suas operações

A Petrobras (PETR4) anunciou nesta terça-feira (9), a assinatura de um “master agreement” com a Yara Brasil Fertilizantes. Assim, para explorar uma potencial parceria em fertilizantes, produção industrial e descarbonização da produção.

Segundo a estatal, o acordo, não vinculante, segue um memorando de entendimentos firmado, dessa forma, entre as empresas em fevereiro.

“O Master Agreement está alinhado à revisão das diretrizes estratégicas da companhia aprovadas no ano passado, pelas quais o investimento na produção de fertilizantes voltou a fazer parte do portfólio da Petrobras, conforme Plano Estratégico 2024-28+”, destaca a Petrobras.

Na próxima etapa, a Petrobras e a Yara, empresa de origem norueguesa, colaborarão na análise das possíveis siner}:
gias entre suas operações, visando melhorar a eficiência no mercado local de fertilizantes e produtos industriais, além de explorar soluções de descarbonização.

Leia mais  Petrobras anuncia venda de refinaria de Pasadena

Master Agreement

Um “master agreement” é um termo usado para descrever um contrato principal ou acordo-quadro entre duas partes. Esse tipo de acordo estabelece os termos gerais e condições para futuras transações ou parcerias entre as partes envolvidas. Geralmente, um master agreement não é vinculante em si, mas serve como base para negociações mais detalhadas e específicas que podem ocorrer no futuro, delineando os princípios gerais pelos quais as partes se comprometem a operar juntas em determinadas áreas de interesse mútuo.

Yara Brasil

A Yara Brasil refere-se à operação da Yara International ASA no Brasil. Yara é uma empresa norueguesa que atua globalmente no setor de fertilizantes e soluções agrícolas. Assim, incluindo produtos para nutrição de plantas e soluções de agricultura de precisão. No Brasil, a Yara tem uma presença significativa no mercado de fertilizantes, oferecendo produtos e serviços para aumentar a eficiência e a sustentabilidade na agricultura brasileira.

Petrobras quer aumentar o volume de importação do gás da Bolívia

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, manifestou nesta terça-feira (9) o interesse da companhia no incremento da produção de gás na Bolívia e, no entanto, no aumento do volume de importação do insumo para o Brasil

“Hoje o mercado consumidor brasileiro demanda 50 milhões de metros cúbicos (m³) de gás natural por dia. Acreditamos que esse mercado pode ser triplicado, alcançando 150 milhões de m³ diários. Esse gás servirá como insumo para a indústria petroquímica e para a produção de fertilizantes. A condição é que sejamos capazes de fazê-lo chegar ao Brasil a preços acessíveis”, esclareceu.

De acordo com Magda, o gás natural, contudo, tem um papel essencial na integração energética da América do Sul. “Apostamos muito nessa sinergia entre Brasil, Bolívia e também a Argentina, países interligados pelo gasoduto”, disse.

Leia mais  Prates alerta Lula: a conta dos combustíveis não fecha e o Governo terá que arcar

A presidente da estatal falou das perspectivas para o incremento da produção no país vizinho. A Petrobras, que já foi responsável por 60% da produção de gás natural boliviano, opera, portanto, hoje 25% do total produzido no país.

“Nós olhamos para frente e vemos oportunidades para serem desenvolvidas pela Petrobras ou em parcerias que merecem nosso investimento”, explicou.

Magda Chambriard discursou no Foro Empresarial Bolívia – Brasil, em Santa Cruz de La Sierra, com a presença dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Bolívia, Alberto Arce.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

“Erro Petista”: Críticas a Lula por reativação da indústria naval

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa inicia com alta com maioria dos ativos em ganhos

Paola Rocha Schwartz

Petrobras aumenta valor da gasolina e do gás

Márcia Alves

Ibovespa abre com leve alta impulsionado por Eletrobras e B3

Paola Rocha Schwartz

Petrobras demite funcionários de carreira e contrata pessoas próximas ao PT e FUP

Márcia Alves

Petrobras firma aditivos com Cade para áreas de refino e gás

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário