Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Petrobras (PETR4) vende a PBIO Combustíveis

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Petrobras (PETR4) iniciou o processo vinculante pertinente à venda da subsidiária integral Petrobras Biocombustíveis (PBIO), uma das maiores produtoras de biodiesel do país.

Basicamente, não somente trata-se da venda de todas as ações da Petrobras na PBIO, mas também inclui as três usinas de biodiesel.

No entanto, a participação societária da PBIO na BSBios Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil (50%) ficará de fora das negociações.

Em outras palavras, ditas em nota pela estatal, ‘‘estão incluídas as três usinas de biodiesel, porém não inclui a venda da participação societária da PBIO na BSBios. ’’

Prospectando compradores

A empresa explicou ainda sobre um documento endereçado aos potenciais compradores, que receberão uma carta onde deve constar informações sobre o processo de desinvestimento. 

Leia mais  Você sabe o que é o Diesel Verde? Entenda o significado.

Juntamente às informações, a carta-convite deve conter orientações visando a realização do processo de “due diligence”, que consiste na investigação de uma oportunidade de negócio por parte dos interessados.

Estratégia por trás do investimento

Tal como vem sendo adotado por diversas empresas nacionais, o movimento de desaceleração dos investimentos surge como uma opção de freio frente à situação de insegurança e volatilidade nos mercados.

Entretanto, o movimento da Petrobras pode ser observável desde 2018, quando a estatal adotou um novo formato em seu plano de negócios.

Possivelmente, este comportamento visa garantir a redução dos níveis de investimento da empresa. Portanto, a estratégia se enquadra na meta de austeridade do Estado.

Segundo a própria empresa, essa operação “está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital, visando à maximização de valor para os seus acionistas”

Os números podem explicar o desinvestimento

Os resultados da Petrobrás têm apresentado inconsistência nos últimos períodos. Quando comparado ao segundo trimestre de 2019, o 2t20 apresentou queda de -114,4%

Leia mais  Petrobrás pretende recomprar de US$ 1,5 bi em títulos globais; ações sobem

Ainda sobre os números da companhia, um indicador que demonstrou resiliência no 2t20 foi a Margem EBITDA, mantendo-se no mesmo patamar em relação ao 2t19.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Petrobras agora está livre para continuar desinvestimentos
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Você sabe o que é o Diesel Verde? Entenda o significado.

Anna Oliveira

Petrobrás pretende recomprar de US$ 1,5 bi em títulos globais; ações sobem

Cristiane Luzio Rodrigues

Petrobras agora está livre para continuar desinvestimentos

Ana Paula Abreu

Deixe seu comentário