Guia do Investidor
petrobras 1
Notícias

Petrobras (PETR4): Boliviana YPFB reduz envio de gás natural à Petrobras, abaixo do contratado

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Petrobras (PETR4) vem recebendo, ao longo do mês de maio, volumes de gás natural cerca de 30% inferiores aos solicitados no âmbito do contrato firmado com a boliviana YPFB. Ou seja,  impactando o planejamento operacional da companhia.

“Tal redução da ordem de 30% não estava prevista e implica a necessidade de importação de volumes adicionais de Gás Natural Liquefeito para atendimento aos compromissos de fornecimento da Petrobras”

disse a companhia em comunicado

Assim sendo, a petrolífera também afirmou que está tomando as medidas cabíveis para que a YPFB cumpra o contrato legal.

Desse modo, a YPFB não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

Petrobras (PETR4) estuda investir em energia eólica em alto-mar

O presidente da Petrobras (PETR4), José Mauro Coelho, afirmou que uma das alternativas em estudo dentro da companhia para atuação no longo prazo é a geração de energia eólica em alto-mar (offshore), no contexto da transição energética.

“A éolica offshore tem grande potencial no Brasil e sinergias com as operações da Petrobras. Essa é uma das alternativas em estudo, existem outras”,

disse.

Assim sendo, em participação em evento sobre o mercado global de carbono no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, Coelho afirmou que a estatal está colaborando com a petroleira norueguesa Equinor no desenvolvimento de um projeto de eólica offshore chamado Aracatu. Isto é, na Bacia de Campos, que terá 4 gigawatts (GW) de capacidade.

Mais detalhes sobre o fato

Ademais, Coelho destacou que a transição energética vai demandar cooperação.

“Desafios dessa magnitude exigem amplo diálogo e cooperação, para buscar uma transição justa, protegendo os mais vulneráveis e resguardando-a segurança energética. O alcance dos objetivos climáticos é fundamental para o bem-estar social, o desenvolvimento econômico e para nossa pró competitividade”,

disse.

Sendo assim, o executivo ressaltou, no entanto, que, mesmo nos cenários mais acelerados de transição energética, o mundo demandará petróleo “por décadas”.

“Acreditamos que transição será lenta e que mundo demandará petróleo por muitos anos”,

acrescentou.

Nesse sentido, Coelho destacou que a produção do pré-sal está entre as que tem menos emissões no mundo e destacou a importância de a estatal seguir reduzindo as emissões de carbono na produção de petróleo para ter competitividade.

“Nosso petróleo é produzido com 40% menos emissões por barril do que a média mundial. Produzir petróleo com maior eficiência e menor intensidade de carbono é uma contribuição imediata e relevante para a redução das emissões mundiais”,

afirmou.

Coelho apontou ainda que a companhia tem iniciativas para reduzir emissões também no processo de refino. “A Petrobras terá um dos parques de refino mais modernos e sustentáveis do mundo”, acrescentou.

Leia mais  Clientes dos Postos Petrobras já podem pagar com PIX através do app Premmia
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Petrobras (PETR4) faz pagamento da 2ª parcela de dividendos

Márcia Alves

Ministério Público solicita investigação de Lula em Caso Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Não compre ações da Petrobras, recomenda Bradesco

Márcia Alves

Técnicos da Petrobras visitam Venezuela a pedido de Maduro

Guia do Investidor

Petrobras arrasta Ibovespa para baixo após cortar dividendos

Guia do Investidor

“Petrobras fará transição energética de forma gradual”, diz Prates

Agência Brasil

Deixe seu comentário