Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Petrobras (PETR4) tem importação recorde de gás natural em 2021

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Petrobras (PETR4) informou que atingiu um recorde na importação de gás natural liquefeito em 2021. Isto é, a companhia adquiriu cerca de 23 milhões de m³ cúbicos diárias do insumo. Dessa forma, o volume de importações de GNL no ano foi 200% superior em relação ao mesmo período de 2020, quando importou cerca de 7,5 milhões de m³ por dia.

Portanto, o recorde da Petrobras reflete a maior necessidade das termelétricas, diante da crise hídrica que diminuiu os níveis dos reservatórios. De acordo com a petroleira estatal, esse recorde se deve às suas iniciativas para ampliar a oferta de GNL no mercado. Assim sendo, vale destacar a ampliação de capacidade do terminal de regaseificação do Rio de Janeiro.

Leia mais  Petrobras (PETR4) aprova nova diretriz de formação de preços dos combustíveis

Por fim, vale destacar que o gás natural representou cerca de 30% do portfólio total de oferta da Petrobras. A companhia importa o insumo para diversos países, como, por exemplo, Estados Unidos, Trinidad & Tobago e Catar.

A ampliação de produção

Petrobras (PETR4assumiu o compromisso de viabilizar a produção de até 20 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) em seus campos até 2030. Dessa forma, a companhia fez o investimento em um programa de aumento do fator de recuperação de suas jazidas. Assim sendo, o programa será chamado de RES20 e terá como foco a incorporação de novas reservas e os principais campos de petróleo da estatal.

O fator de recuperação nada mais é do que a razão entre o volume de petróleo extraído de determinado reservatório e o volume total que existe nele. Infelizmente, essas taxas são historicamente baixas aqui no Brasil quando comparamos, por exemplo, com as do Mar do Norte, na Europa. De acordo com estimativas de 2018 da ANP, em campos maduros do Brasil essa taxa chega a 24%.

Saiba mais sobre o plano clicando aqui.

Leia mais  Petrobras quer a ajuda do CADE para manter seu monopólio
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Petrobras anuncia que não vai mexer nos preços do combustível

Márcia Alves

Ibovespa abre com queda novamente e Eletrobras inicia em alta

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa cai pelo sexto dia consecutivo

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras é um transatlântico à deriva, diz Estadão

Paola Rocha Schwartz

Petrobras: Gasolina com maior defasagem do ano chega a 21%

Paola Rocha Schwartz

Conselho Petrobras: confira quem são os 9 membros ativos

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário