Guia do Investidor
Notícias

Petrobras: STF suspende venda da TAG

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O plano de metas da Petrobras não será deixado de lado, pois segundo os seus advogados ela recorrerá da decisão do STF.

O STF (Superior Tribunal Federal) julgou como improcedente a venda da TAG (Transportadora Associada de Gás). Essa operação é parte integrante de um programa de desenvolvimento por parte da Petrobras.

Além da TAG, também estão sendo negociados outros ativos incluindo algumas refinarias. Tudo isso é parte de uma estratégia da Petrobras para diminuir gastos operacionais.

Mas os ministros do STF acreditam que a decisão foi tomada sem base legal, pois não foi aprovada previamente pelos mesmos. Parte da empresa ainda é estatal e por isso a operação deveria funcionar baixo licitação.

Esse fato cancela a venda da TAG para o grupo francês Engie por 8,6 bilhões de dólares. E com isso traz incertezas no âmbito contábil e de mercado da estatal que acabou freando sua recuperação na bolsa.

A decisão do STF ainda abordou o tema da venda de 60% das refinarias no Sul e no Nordeste. Segundo o plano que foi atualizado em 2019 pela Petrobras, as vendas desses ativos poderiam render até US$20 bilhões de dólares.

Leia mais  Petrobras (PETR4) inicia produção do FPSO Carioca

Além de aumentar o capital interno as vendas captariam investimentos de fora, o que seria desejável. Mas a Petrobras terá que esperar a próxima rodada com o STF para dar andamento ao seu Plano de Negócios e Gestão.

Recorrer e recuperar

A Petrobras irá recorrer da decisão em sua totalidade, pois acredita que tal ação por parte do STF não será benéfica. Isso porque do ponto de vista do mercado o desinvestimento é de importância vital.

O anúncio das medidas de descentralização de operações para focar na atividade principal, chamou a atenção dos investidores. Sendo que na metade do ano a recuperação no mercado das ações foi grande.

Com a sanção do STF, a Petrobras acredita que muitas dúvidas ficaram no ar impedindo a retomada do crescimento. Como isso pode perdurar por algum tempo analistas e investidores devem ficar atentos.

Nos siga no Google News
Leia mais  Ibovespa volta a recuar na abertura de mercado desta 6ªF

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Engie firma acordo de estocagem de gás

Rodrigo Mahbub Santana

Governo Lula afasta bilhões em capital estrangeiro da bolsa

Paola Rocha Schwartz

Governo indica secretário da Fazenda ao conselho da Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Reddit tem um salto de 70% quando estreia na bolsa de NY

Márcia Alves

Petrobras aprovou enquadramento de Prates

Márcia Alves

Braskem: ação dispara em mais de 12% com processos de venda

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário