- Um levantamento mostrou que o PicPay é alvo de milhares de processos judiciais em diversos estados do Brasil;
- Segundo o Procon-SP, houve um aumento de 200% no número de ações contra a fintech entre o primeiro e o segundo trimestre de 2020;
- Por outro lado, o PicPay afirma que esses problemas na verdade são pontuais.
Em uma matéria especial da Suno Notícias, houve uma apuração da quantidade de processos judiciais movidos por clientes do PicPay. Em geral, a dificuldade para sacar os valores depositados na empresa foram o principal motivo.
De acordo com o levantamento, apenas em São Paulo, a fintech somava cerca de 270 ações judiciais. Em Minas Gerais, por sua vez, houve uma quantidade parecida de registros do tipo. Enquanto isso, no Espírito Santo, a reportagem encontrou mais de 370 processos envolvendo o PicPay.
“Em muitos desses casos, o PicPay já foi condenado a devolver os valores para seus clientes, junto ao reconhecimento de danos morais”, disse Carlo Cauti, que assina a reportagem.
Para efeito de comparação, o Nubank conta com 13 mil reclamações, enquanto o Banco Inter (BIDI11) possui 18 mil queixas nos últimos seis meses. Mas em ambos os casos, quase nenhuma envolve essa categoria em especial.
Consultando o Procon-SP, ocorreu um aumento de 200% no número de ações contra o PicPay entre o primeiro e o segundo semestre de 2020.
Além disso, a Suno também consultou o Banco Central do Brasil (BC), visto que ele possui a responsabilidade de fiscalizar instituições financeiras, como o PicPay. No entanto, o órgão não quis se manifestar.
Fonte: Suno Notícias.
PicPay se pronunciou sobre o caso
Após questionamentos sobre os processos, o PicPay enviou uma nota em resposta para a Suno.
Segundo a fintech, ela “lamenta mas esclarece que os casos mencionados sobre saques e transferências são pontuais e não correspondem ao número de processos informado pela reportagem. A companhia ainda afirma que está empenhada em solucioná-los com rigor e respeito aos usuários para que sejam resolvidos da melhor e mais ágil forma possível.
O PicPay também reforça que problemas isolados, ainda que indesejados, fazem parte do crescimento da empresa e que sua prioridade é oferecer um serviço seguro e de qualidade aos seus mais de 50 milhões de usuários”.
NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as notícias mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!
Nossas redes: