Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Pirâmides financeiras: como não cair no conto do vigário

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

As pirâmides financeiras se perpetuam e continuam fazendo vítimas em todo o país. Os esquemas fraudulentos crescem a cada dia. Fique atento e não caia nessa armadilha!

O anseio em ganhar muito dinheiro de forma rápida e fácil, tem feito vítimas das pirâmides financeiras Brasil a fora. Apesar de bastante antigo, o golpe ainda tem feito milhares de reféns.

As pirâmides financeiras em tempos de Bitcoins

As pirâmides financeiras – também conhecidas como Esquema Ponzi – já são antigas e conhecidas por muitos. Essa operação ficou assim conhecida por seu autor, Charles Ponzi, na década de 1920.

O esquema Ponzi consistia em revender selos do correio internacional no mercado americano por preços bem mais altos. Assim muitos entregavam suas economias à Ponzi na promessa de receber retornos lucrativos.

No entanto, Charles Ponzi não comprava e nem revendia selo algum. Ele apenas criou um esquema de comissionamento para quem trouxesse novos investidores. Só que a estrutura começou a colapsar em pouco tempo.

Leia mais  CBA, do Grupo Votorantim, protocola IPO na CVM

Em geral, as pirâmides financeiras são feitas de aportes financeiros de pessoas recém-chegadas à organização. E esses valores são repassados aos mais antigos dessa cadeia financeira.

Atualmente, as pirâmides financeiras estão travestidas por outros nomes e outros produtos. Mas a intenção é sempre a mesma. Promessas de altos ganhos em tempos recordes, por meio de indicações.

E com a chegada das moedas digitais, os esquemas fraudulentos têm se espalhado pelo país todo. No entanto, uma coisa é o investimento em exchanges seguras, outra coisa são as pirâmides financeiras.

Ainda vale a pena investir em Bitcoin?

O que está por trás do boom das pirâmides financeiras

Que os esquemas fraudulentos sempre existiram, isso não há dúvidas. Mas em pleno século XXI os golpes têm crescido diariamente. O número de denúncias na CVM, PF e MPF cresceram exponencialmente.

Contudo, imprescindível é buscar entender o avanço dessas ações fraudulentas e que prejudicam tantas pessoas. A falta de informação e a ganância são os combustíveis para a formação das pirâmides financeiras.

Leia mais  CVM aplica multa na Prio (PRIO3); entenda o caso

Ganhar altos valores de forma rápida e fácil é o chamariz. E a desinformação ou a falta de conhecimento no mercado financeiro favorecem ainda mais este tipo de esquema.

Portanto, quando algo lhe parecer fácil demais, ou vantajoso demais, desconfie. O próprio MPF já divulgou um guia prático para que a população saiba diferenciar um investimento de um golpe.

Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter  e fique por dentro de as nossas atualizações! Não esqueça de curtir nossa página no Facebook.

 


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  GOLPE? Unick Forex não realizará pagamentos!
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

CVM fecha acordo de R$3,2 milhões com diretor executivo da CSN

Paola Rocha Schwartz

Kepler Weber (KEPL3) distribui R$74,8 mi em dividendos

Rodrigo Mahbub Santana

Golpe do IPVA 2024: Saiba como se proteger

Guia do Investidor

Novo golpe do IPVA: desconto de 50% por e-mail é fraude

Guia do Investidor

Mudanças da CVM são positivas e estimulam o setor da securitização, afirma Flavia Palacios, CEO da Opea

Guia do Investidor

Chefões da JBS são absolvidos

Guia do Investidor

Deixe seu comentário