Guia do Investidor
Bancos 3
Guias Pix

Pix errado o que fazer? Como estornar? Como cancelar?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Embora a principal característica do Pix seja a rápida capacidade de pagamento instantâneo, existem outros assuntos importantes para ficar por dentro do sistema, como: “Caso eu faça um Pix errado, o que fazer?”, “Como estornar um Pix errado?” ou “Como cancelar um Pix errado?”, por exemplo.

Certamente, o Pix mudou a forma como a maioria das pessoas transfere dinheiro e faz pagamentos, ganhando uma adesão gigante em pouquíssimo tempo. Em parte, o seu sucesso se deve a uma ampla divulgação, sobretudo do passo-a-passo para a principal função da ferramenta: o pagamento.

Por outro lado, os demais detalhes tiveram uma comunicação de menor alcance, atingindo um grupo menor de interessados. Além disso, o próprio Banco Central (BC) tem planos de implantar atualizações nesse sentido. Assim, esses temas voltarão a ficar em alta em breve.

Por isso, o Guia do Investidor recolheu todas as informações a respeito desse assunto para você saber o que fazer quando uma operação de Pix não sai como o esperado. Acompanhe a seguir.

O Pix saiu errado, o que fazer?

Quando um Pix “dá errado”, é bastante provável que uma dessas duas situações possa ter ocorrido:

  • A transação pelo Pix foi resultado de uma fraude;
  • A transação pelo Pix foi resultado de uma falha do pagador.

Para cada caso, há caminhos distintos para se seguir. Vamos entender cada um.

Leia mais  Mais de 100 países trabalham no desenvolvimento de suas moedas digitais de bancos centrais

Erro no Pix por fraude

Em primeiro lugar, em uma situação de fraude, a parte responsável pelo suporte ao cliente é a instituição financeira, banco ou fintech.

Buscando contato com o seu banco, informe a ele a situação de fraude. Para ajudar nesse processo, é importante reunir o máximo de provas que confirmem que o caso se trata de uma fraude de fato, além de gerar um Boletim de Ocorrência.

A partir daí, cada banco conta com o seu processo interno para lidar com essas situações. É até possível que a instituição financeira encontre a conta e peça para fazer o bloqueio dela. Mas a chance de recuperar o dinheiro ainda é difícil, afinal o criminoso pode fazer o saque logo em seguida. Por isso, é importante manter todo o cuidado para não cair em um golpe pelo Pix.

Bancos 4
Pix errado, o que fazer? Como estornar? Como cancelar?
Imagem: Guia do Investidor.

Erro no Pix por falha do pagador

Quando a situação foi um erro feito pela pessoa que pagou, a solução depende do que ocorreu. Por exemplo, se o erro foi apenas um valor digitado incorretamente, mas para o destino correto, basta pedir ao recebedor pagar a diferença de volta. Inclusive todos os apps apresentam a função “devolver o valor ao pagador”, com opções de valor total ou parcial.

Se o pagamento foi para um destino errado, a situação é um pouco mais complicada. Nesse caso, é preciso contar com a sorte de que a pessoa que recebeu tenha o bom senso de devolver o valor voluntariamente. Também há a possibilidade de entrar em contato com o seu banco, mas a chance de algum resultado favorável é difícil. Portanto, a atenção ao preencher os dados é essencial.

Como estornar um Pix errado?

Embora cada banco ou fintech tenha a sua própria maneira de organizar o próprio aplicativo, todas devem ter a opção de estornar em caso de erro. Na verdade, essa função é obrigatória do Pix, sendo uma determinação do BC.

Essa é uma função obrigatória do Pix, então todas as instituições participantes do Pix devem oferecer essa opção aos usuários – a maneira de fazer isso, entretanto, pode variar.”

Nubank, sobre devolução de valores no Pix.

Pix bandidos
Pix errado, o que fazer? Como estornar? Como cancelar?

Então, caso você tenha recebido um Pix errado, é preciso fazer o seguinte:

  1. Entre no aplicativo de seu banco e vá para a área referente ao Pix;
  2. Consulte as movimentações feitas através do Pix e clique na transação incorreta;
  3. Dentre os detalhes da transação, há um botão para devolução do valor para o pagador, clique nele;
  4. Digite o valor desejado e confirme a transação.
Pix errado, o que fazer? Como estornar? Como cancelar?

Se você efetuou um Pix errado, o ideal será entrar em contato com o recebedor para que ele faça a devolução. Caso não conheça o recebedor, o caminho é buscar suporte do seu banco e seguir os procedimentos da instituição financeira, que podem variar.

Leia mais  Argentinos sacam quase 1 bi e BC perde reserva

Além disso, no caso uma situação de fraude, é importante entrar em contato com o seu banco com a maior quantidade de provas possíveis sobre o golpe, bem como possuir um Boletim de Ocorrência.

Também vale dizer que está nos planos do Banco Central a criação um mecanismo de devolução mais padronizado para os casos de fraude comprovada. Veremos os detalhes mais tarde.

Como cancelar um Pix errado?

Atualmente, uma vez que a transferência pelo Pix é confirmada, não há como cancelar. Como cada transação ocorre em até 10 segundos, não há tempo suficiente para reverter o pagamento.

Por isso, é essencial checar todas as informações antes da confirmação final para evitar uma “dor de cabeça” no futuro.

Novidade: Mecanismo Especial de Devolução do Pix

Em razão do crescimento de golpes e fraudes envolvendo o Pix o Banco Central (BC) já tem planos para reforçar a segurança. De acordo com o órgão, está previsto para novembro deste ano o Mecanismo Especial de Devolução.

Leia mais  BTG Pactual é alvo da Lava Jato e ações caem 31%

Em resumo, o objetivo desse mecanismo é padronizar a forma como os bancos irão lidar com esse tipo de demanda de seus clientes.

No âmbito do Pix, a partir de 16/11/21, entrará em vigor o Mecanismo Especial de Devolução, que padroniza as regras e os procedimentos para viabilizar a devolução de valores nos casos de fraude pela instituição detentora da conta do usuário recebedor, por iniciativa própria ou por solicitação da instituição de relacionamento do usuário pagador. Com esse mecanismo o BC define como e os prazos para que as instituições possam bloquear os recursos, avaliar o caso suspeito de fraude e realizar a efetiva devolução, dando mais eficiência e celeridade ao processo, o que aumenta a possibilidade do usuário reaver os fundos.”

Banco Central, sobre o mecanismo especial de devolução.

Pix Limite
Pix errado, o que fazer? Como estornar? Como cancelar?
(Imagem: BCB/Guia do Investidor).

Os números atuais do Pix

Lançado em novembro de 2020, o Pix conseguiu uma altíssima adesão em poucos meses oferecendo a praticidade de fazer transferências a qualquer momento, visto que seu funcionamento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana.

De acordo com a página do Banco Central, existiam mais de 106 milhões de usuários cadastrados até o fim de agosto. Ao mesmo tempo, o sistema de pagamentos instantâneos tinha o registro de mais de 313 milhões de chaves cadastradas. Dessa forma, “mandar um Pix” nunca foi tão popular entre as pessoas como é hoje em dia. Ainda assim, o BC têm planos de aumentar ainda mais o alcance e as funcionalidades de seu sistema.

Pix Estatisticas Chave 19 09 21

Pix Estatisticas Usuarios 19 09 21

Golpes do Pix

O Guia do Investidor listou os principais golpes relacionados ao Pix que estão fazendo mais vítimas atualmente, bem como os métodos recomendados para se proteger. Caso queira saber mais, então confira aqui.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

BC anuncia mudança para resgates acima de R$100

Rodrigo Mahbub Santana

Boletos serão obsoletos?

Fernando Américo

“PIX de centavos pode ter velocidade reduzida”, diz especialista

Fernando Américo

Setor de pagamentos vai propor um novo crediário

Márcia Alves

Uso do Pix teve aumento de 300% em 2023, aponta pesquisa

Guia do Investidor

G20: Brasil destaca tributação de super-ricos e reformas financeiras

Márcia Alves