Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Polêmica: Ex-diretor do BC afirma que “PIX não é seguro”

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O economista, sócio da SPX Capital e ex-diretor do Banco Central, Beny Parnes, criticou de forma incisiva o PIX – novo sistema de pagamentos do BC.

De acordo com ele, a ideia do PIX é realmente muito boa, mas sua segurança é extremamente frágil. Além disso, conforme noticiado pela ÉPOCA Negócios, Parnes também desaprovou a velocidade de lançamento do PIX.

“PIX é interessante, mas eu acho que tem preocupações que têm que ser tomadas e eu acho que a velocidade não está permitindo isso. Acho que tem que ir com calma, mais calma. Não há essa necessidade de fazer as coisas tão rápido, ainda mais agora”

Disse Parnes em uma live do BTG Pactual em parceria com a PUC-Rio

O Guia do Investidor conversou com um especialista em segurança digital, que trabalha na SLDX, uma agência de segurança digital. O mesmo não quis se identificar, mas colaborou com o tema e fez jus das palavras do ex-diretor do BC:

“A equipe de desenvolvedores do PIX simplesmente não tá nem aí para o que a comunidade de desenvolvedores tem a colaborar”.

Para piorar o cenário, ele comentou que os relatos em uma ferramenta para colaboração em código aberto, GitHub, não são ouvidos:

“Eles não ouvem os relatos no GitHub, eles simplesmente fecham o tópico, sem resposta”

Open Banking

O sistema de Open Banking do Banco Central dará aos clientes de instituições financeiras o controle sobre seus dados cadastrais e de transações.

Também foi criticado por Parnes, que enfatizou que não irá ceder seus dados. O ex-diretor do BC mencionou que as leis de responsabilidade social e de sigilo bancário seriam violadas.

Leia mais  Mesmo com riscos tributários, PIX é o meio de pagamento mais aceito, aponta pesquisa

Entretanto, o programa de Open Banking começará a funcionar ainda este ano, e faz parte da agenda institucional do Banco Central.

Por fim, de acordo com o atual presidente do Bacen, Roberto Campos Neto, o sistema irá englobar todos os produtos financeiros no Brasil – isso inclui serviços de seguro e ainda investimentos.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Boletos serão obsoletos?

Fernando Américo

“PIX de centavos pode ter velocidade reduzida”, diz especialista

Fernando Américo

Uso do Pix teve aumento de 300% em 2023, aponta pesquisa

Guia do Investidor

G20: Brasil destaca tributação de super-ricos e reformas financeiras

Márcia Alves

Agora é possível pagar IPVA, IPTU e multas com Pix

Guia do Investidor

Selic a 11,25%: Copom anuncia queda na primeira reunião do ano

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário