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Entenda porque algumas empresas preferem ter seu IPO feito na bolsa americana do que na brasileira.
Primeiramente vamos lembrar o conceito de IPO. A Initial Public Offering nada mais é que o momento em que uma empresa entra no mercado de capitais. Em outras palavras, é quando a empresa começa a negociar suas ações.
Assim, surge nesse momento uma dúvida entre muitas empresas. Vamos negociar nossas ações no Brasil ou nos EUA?
Existem uma série de benefícios e também de desvantagens nos dois países, mas muitos ainda acreditam que os EUA são o melhor lugar para se jogar no mundo especulativo, assim como foi o caso das brasileiras XP Inc., PagSeguro e Stone.
O IPO nos Eua
A Wall Street é a maior e mais conhecida bolsa de valores do mundo. Ela é conhecida assim pelo fato de quê os maiores investidores e empresas do mundo estão lá, por isso é muito interessante para as empresas entrarem na “febre” da Wall Street, pois a empresa irá ganhar uma grande visibilidade internacional.
Além disso, a bolsa americana é mais “evoluída” que a brasileira. O grande número de empresas e investidores aumentam a liquidez do mercado, facilitando as operações e garantindo mais segurança e estabilidade.
Os Americanos ainda possuem outra boa vantagem, os números.
Não é surpresa que a educação financeira não é popular no Brasil. Assim, apenas uma parcela minúscula de cerca de 3% da população tem o costume de fazer investimentos. Por outro lado, a realidade é bem diferente nos EUA, onde cerca de 55% da população americana possui algum ativo da bolsa.
A dimensão desses números permitem as empresas fazerem IPOs mais robustos, com maiores números de ações e com valores maiores. Afinal, quanto maior a demanda maior o preço certo? E investidores é o que não está faltando no mercado americano.
Contudo, o mercado brasileiro sai ganhando no quesito custos. O IPO no EUA é mais salgado que o brasileiro. Em geral, o custo da oferta é bastante atrelado ao sucesso dela, ou seja, quanto maior o IPO, maior será a porcentagem das taxas. No Brasil, o custo médio varia entre 2,5% a 5,6% do valor arrecadado, enquanto nos Estados Unidos a média fica entre 4% e 11,7%.
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