A companhia Porto Seguro (PSSA3) revelou ao mercado sua ousada proposta de crescimento estratégico, e parece deixar para trás o rótulo de uma grande empresa tradicional. Desse modo, a companhia não está poupando recursos para reestruturar sua operação como conhecemos hoje! Confira agora mais detalhes!
A “nova” Porto Seguro
Primeiramente, toda a estratégia da companhia vem aliada (e é explicada) por seu market share, ou simplesmente sua presença de mercado. Atualmente, 30% das operações de seguros no Brasil, passam pelas mãos da companhia. Desse modo, a empresa é líder absoluta do segmento no país.
No entanto, para onde crescer quando você já é a maior companhia do mercado?
A companhia encontrou uma importante barreira para superar, mas parece ter encontrado a solução ideal para fortalecer sua meta de dobrar o número de clientes nos próximos cinco anos.
A nova estratégia da Porto, passa por usar a forte geração de caixa de seu core business para investir em opcionalidades de crescimento. Assim, a companhia vem alinhando a estratégia já há dois anos, quando Bruno Garfinkel assumiu as rédeas da companhia comprada por seu avô Abrahão em 1972, quando ela ainda era uma empresa modesta, e levada por seu pai, Jayme, à liderança de mercado.
Assim, o caminho natural do crescimento, é crescer seu nicho mais forte: seguros de automóveis. No entanto, a companhia já lidera o segmento, e dobrar o número de clientes significaria, o dobro do aumento dos automóveis no mercado brasileiro. E Isto, nos próximos 5 anos é uma verdadeira utopia.
Desse modo, a empresa se dividiu em quatro verticais — seguros, saúde, financeiro e serviços — e colocou um CEO para tocar cada área, dando autonomia nas tomadas de decisão e alocação de capital.
Assim, com a expansão destas novas frentes, a companhia espera “depender menos” do seguro automotivo, que hoje representa 50% das operações da empresa.
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