Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Prazo para declarar IR está correndo: saiba como declarar previdência

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O prazo para o envio da declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda-feira (07/03) e termina no dia 29 de abril, às 23h59.

A expectativa, segundo a Receita Federal, é que 34,1 milhões de declarações sejam entregues até o final do período. Embora a declaração seja uma obrigação anual de todos os cidadãos que receberam acima de R$ 28.559,70 em 2021, a prestação de contas ainda é uma questão complexa para muitos brasileiros.

Por exemplo, tanto as contribuições quanto os resgates e benefícios recebidos de planos de previdência privada devem constar na prestação de contas enviadas ao fisco, pois são rendimentos tributáveis.

“Em primeiro lugar, é preciso estar atento ao tipo de plano de previdência — PGBL ou VGBL, e ao regime tributário escolhido – regressivo ou progressivo, pois as regras para a declaração do Imposto de Renda variam.

Aportes e resgates feitos no ano anterior também são informados de maneiras diferentes, vale a pena redobrar a atenção”, alerta Samuel Torres, consultor financeiro da Onze, fintech de saúde financeira e primeira prevtech do país.

Leia mais  Governo propõe reduzir IR cobrado sobre operações de day trade

De acordo com o especialista, para começar, é preciso ter em mãos o informe de rendimento dos planos, disponibilizado pela instituição financeira responsável. No documento, o contribuinte tem acesso a todos os valores referentes ao plano escolhido, como total de aportes, resgates e benefícios recebidos.

Caso o cidadão tenha dúvidas sobre o tipo de plano escolhido, deve verificar se é PGBL ou VGBL, pois, como Samuel alertou anteriormente, isso influencia no tipo de declaração.

O primeiro, Plano Gerador de Benefício Livre, permite uma dedução dos aportes até o limite de 12% da renda anual bruta e é indicado para quem faz a declaração completa do IR. Além disso, no PGBL, o imposto cobrado no resgate incide sobre o valor total do resgate, considerando os aportes e a rentabilidade.

Já o VGBL, Vida Gerador de Benefício Livre, é indicado para quem faz a declaração simplificada. Nesse tipo de plano, a alíquota no resgate é aplicada somente sobre os rendimentos.

Para declarar resgates e benefícios recebidos da previdência é imprescindível que o contribuinte saiba também qual é seu regime de tributação. No regressivo, as alíquotas diminuem proporcionalmente de acordo com o tempo de permanência no plano, contado da data de cada aporte.

Por exemplo, até dois anos, 35% da alíquota é retida na fonte; entre 2 e 4 anos, 30%; entre 4 e 6 anos, 25%; entre 6 e 8 anos, 20%; entre 8 e 10 anos, 15% e acima de 10 anos, 10%.

Já no progressivo, a alíquota do IR aumenta de acordo com a renda do cidadão. Ou seja, quanto maior a renda anual bruta (incluindo valores resgatados ou recebidos), maior o percentual do tributo“, explica Torres.

Com os dados necessários para declarar a previdência privada, basta baixar o programa no site da Receita Federal e preencher os dados. As contribuições para os planos PGBL devem ser informadas na ficha “Pagamentos Efetuados”, com o código 36 — Previdência Complementar.

Leia mais  Imposto de Renda 2024: veja como se preparar

No campo “Valor Pago”, inclua o montante total das contribuições que realizou no ano, conforme indicado na seção “Informações Complementares” do seu Informe de Rendimentos.

No VGBL é diferente, é preciso informar o saldo total da aplicação. As contribuições para os planos VGBL devem ser declaradas como bens na ficha “Bens e Direitos”, com o código 97. Nesse caso, é preciso informar o valor total investido nos campos “Situação em 31/12/2020” e “Situação em 31/12/2021”. Você encontra essa informação na seção “Saldo em Conta Corrente e VGBL” do seu Informe de Rendimentos. Por fim, no campo “Discriminação” deverá ser informado os dados da seguradora, como razão social e CNPJ“, finaliza o analista.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Imposto de Renda 2022: Empréstimo precisa ser declarado no Imposto? Saiba mais
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Receita abriu consulta ao lote residual de restituição do IR

Márcia Alves

Como declarar saques do FGTS no Imposto de Renda?

Guia do Investidor

Prazo para Declaração Anual do MEI se aproxima do fim

Guia do Investidor

IRPF 2024 tem novas regras para criptoativos

Guia do Investidor

Recebeu mais de R$ 30.639,90 em 2023? Então leia isto

Guia do Investidor

Governo propõe mudanças no IR para impulsionar investimentos na Bolsa

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário