Guia do Investidor
Screenshot 10
Notícias

Presidente da Câmara anuncia proposta de redução no ICMS sobre energia e transportes

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira anunciou no plenário que vai pautar PLP, de autoria do deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), que estabelece alíquota máxima de 17% no ICMS sobre energia, combustíveis, telecomunicações e transportes, diminuindo impostos sobre esses setores que se tornarão essenciais emendando uma lei de 1966.

“Aí nós vamos ter a real clareza de quem quer diminuir o preço de combustível, de energia, de transporte e de telecomunicação no Brasil”, afirmou.

Lira fez o anúncio um dia após a Câmara aprovar a urgência do projeto, o que acelera a tramitação dele. Com isso, o texto pode ser votado diretamente no plenário da casa, ao invés de ser discutido antes nas comissões. “Como o código é do tempo do Getúlio, energia e combustível naquela época era luxo. Então, os Estados tratam como bem especial. Como bem especial, a alíquota fica livre”, afirmou o deputado.

“Você modifica o código tributário nacional e enquadra o bem de primeira necessidade na tarifa máxima de 17%”.

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ser inconstitucional a cobrança de alíquota de ICMS superior a 17% sobre as operações de fornecimento de energia elétrica e serviços de telecomunicação.

Leia mais  Petrobras: STF suspende venda da TAG

Em uma audiência pública na semana passada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que o ICMS representa hoje 21,3% do valor das contas de luz, em média.

Segundo o autor da proposta, deputado Danilo Forte (União-CE), o projeto objetiva tornar mais efetivo a decisão do Supremo e estender o limite aos combustíveis e transportes coletivos.

“Além disso, é um projeto que faz justiça: hoje, no Brasil, não podemos mais tratar estes itens como se não fossem essenciais para a população’, afirmou o parlamentar.

O texto do projeto diz que: “para fins da incidência de impostos sobre a produção, a comercialização, a prestação de serviços ou a importação, os combustíveis, a energia elétrica, as comunicações e o transporte coletivo são considerados bens e serviços essenciais e indispensáveis, não podendo ser tratados como supérfluos”.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Após incentivo fiscal, Azul (AZUL4) vai expandir sua operação no Pará

Leia mais

Governo indica secretário da Fazenda ao conselho da Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Moraes defende outra vez regulamentação das redes sociais

Guia do Investidor

Flávio Dino assume no STF e promete imparcialidade

Guia do Investidor

Defesa de Bolsonaro requer afastamento de Moraes em investigação

Guia do Investidor

Financial Times: STF está desfazendo o legado da lava jato

Guia do Investidor

Transparência Internacional: Brasil se tornou “cemitério de provas de crimes”

Guia do Investidor

Deixe seu comentário