Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Presidente da Petrobras: “Monopólio é inaceitável”

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

No último dia 11, Roberto Castello Branco, presidente da empresa, declarou que é inaceitável o monopólio da Petrobras.

Segundo o presidente, 98% das refinarias do Brasil são da Petrobras e assim, o país sofre consequências absurdas. Em discurso na Câmara dos Deputados, na última terça-feira, Castello Branco mencionou a venda das refinarias como uma possível solução.

Implicações do monopólio

De acordo com Castello Branco, somente a refinaria de São Paulo, em Cubatão, produz combustível para aviões. Porém essa refinaria está em manutenção, sem atividades desde ano passado.

Desse modo, investe a Petrobras valor alto para importar gasolina de aviões. Entretanto, devido a alguns problemas nas importações, nos últimos dias muitos aeroportos estiveram sem combustível.

Para o presidente da Petrobras isso é um absurdo e não deveria acontecer. Porém acontece devido ao monopólio da Petrobras, o que é inaceitável.

Castello Branco assegurou ainda que “esse problema não se verificaria se houvesse competição no Brasil”. Dessa forma, o país não iria depender de apenas uma refinaria e não teriam tais problemas.

Leia mais  Privatização da Petrobras: único caminho após eleições?

Acordo

O CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica – e a Petrobras chegaram a um acordo para finalizar uma investigação. A mesma tratava de um possível abuso por parte da empresa na parte econômica do mercado de refino.

O acordo ocorreu após a Petrobras apresentar a proposta de venda de aproximadamente 50% de sua rede de refinação. Inclusive, isso traria a Petrobras valor enorme. Pois a venda dos ativos seria a partir de um acordo e teria a participação do órgão regulador.

A assinatura do acordo ocorreu na quarta-feira, dia 12, e propõe a venda de oito das 13 refinarias da estatal. Além disso, conforme o acordo, a empresa tem até 2021 para realizar essas vendas.

Castello Branco assegurou que as vendas não acabariam com a estatal, mas sim tirariam ativos pouco rentáveis na companhia. Desse modo ainda, traria à Petrobras investidores para a empresa.

Nos siga no Google News
Leia mais  Petrobras adquire blocos de operação por R$ 729 milhões

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Petrobras: Gasolina com maior defasagem do ano chega a 21%

Paola Rocha Schwartz

Conselho Petrobras: confira quem são os 9 membros ativos

Rodrigo Mahbub Santana

BB e Petrobras: Estatais lucram 24% menos no Governo Lula

Paola Rocha Schwartz

Petrobras inova: robôs substituem mergulhadores em operações submarinas

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar atinge máxima em seis meses com tensões no Oriente Médio

Rodrigo Mahbub Santana

Pietro Mendes é afastado do Conselho da Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário