Guia do Investidor
china IPOs Notícias

Pressão regulatória faz Ant Group adiar “o maior IPO do mundo”

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Após planejar uma oferta dupla de ações, que ocorreria nas bolsas de Xangai e Hong Kong, o Ant Group informou a suspensão de seu IPO de 34 bilhões de dólares (o maior da história até então).

Pressão do Governo

O anúncio veio depois que o cofundador do grupo, Jack Ma, e outros executivos foram chamados para uma reunião incomum com reguladores na última segunda (02/11). Posteriormente, a mídia estatal também emitiu alertas sobre um eventual potencial de instabilidade financeira que poderia surgir do IPO com o rápido crescimento da empresa.

As principais preocupações estão nos serviços de empréstimos, venda de seguros e gestão de fortunas do grupo.

De acordo com a Bolsa de Xangai, o próprio grupo “relatou grandes problemas, como mudanças no ambiente de supervisão”. A Bolsa de Xangai também informa que esses problemas podem fazer com que a empresa “não atenda às condições de listagem ou aos requisitos de divulgação de informações”.

Conheça o Ant Group

O Ant Group é a subsidiária de pagamentos digitais do Alibaba, do bilionário Jack Ma. O negócio surgiu (e foi catapultado) em razão dos negócios da plataforma Alibaba.

Depois de criar a empresa, Jack Ma identificou que a falta de meios e garantias de pagamento em um país onde poucos tinham acesso a cartões de crédito, bem como, como muitos comerciantes não se dispunham a enviar seus produtos ao comprador caso ele não pagasse antecipadamente, como uma grande entrave no crescimento da sua plataforma de comércio (marketplace).

Nesse sentido, Jack Ma criou o Alipay, a origem do Ant Group, com um serviço que garantia que o comerciante receberia o valor assim que o cliente recebesse a compra.

Com o tempo, os serviços da empresa foram diversificados e, atualmente, a empresa concede milhões de empréstimos através de sua plataforma online, cobrando, inclusive, juros mais baixos que os bancos tradicionais – que na verdade são as instituições financeiras que fazem o empréstimo, uma vez que a plataforma realiza a intermediação.

Os investidores consideram o Ant Group como uma bom investimento, uma vez que a empresa possui um sistema de pagamentos online dominante no mercado Chinês e ainda oferece uma ampla variedade de serviços financeiros com capacidade tecnológica avançada e grande potencial de replicar o modelo mundialmente.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

MRV que se cuide? IPO da incorporadora Pacaembu vem ai

Leonardo Bruno

Oportunidade ou Furada? Queda de 80% desde IPO marca ações da Petz

Leonardo Bruno

Mineradora brasileira de metais raros estreia faz IPO na Austrália

Miguel Gonçalves

IPO: Shein busca valorização para estrear “brilhando” em Wall Street

Leonardo Bruno

IPO da Instacart dispara 43%: ainda vale a pena entrar?

Leonardo Bruno

IPO do ChatGPT vem aí?

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário