Guia do Investidor
Previsao dos Fundos Imobiliarios para 2020 com o Coronavirus
Notícias

Previsão dos Fundos Imobiliários para 2020 com o Coronavírus

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Mediante a epidemia do Coronavírus os Fundos Imobiliários tem apresentado uma grande desvalorização. Dessa forma, não só esses ativos, mas muitos outros estão em baixa devido ao novo cenário de incertezas.

Assim, é importante ficar atento nesse momento para evitar prejuízos ao aplicar dinheiro em investimentos arriscados. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar o que tem ocorrido com os FIIs.

O mercado de Fundos Imobiliários em 2020

De acordo com o cenário atual, temos o problema da epidemia de coronavírus que assola o mundo todo. Desse modo, isso tem causado uma certa desvalorização em diversos ativos presentes no mercado financeiro.

Assim, os Fundos Imobiliários também estão sendo atingidos e a queda chegou aos 28% até o final de março. Anteriormente a maior dessas baixas tinha sido em apenas 7% no ano de 2013.

Com isso, os investidores tem mantido a cautela e as incertezas estão trazendo dificuldades ao setor. Além disso, alguns fatores tem prejudicado bastante, confira quais são esses riscos:

Juros

Antes os juros estavam em queda e isso ajudava na sua valorização, mas agora o cenário é inverso. Mesmo com o COPOM reduzindo a Selic em 3,75% isso deverá ser mantido por um tempo.

Leia mais  Leite chega ao maior patamar de indisponibilidade desde julho de 2022

Com os investidores tendo maiores juros a longo prazo isso impacta diretamente nas ações e nos FIIs. Outro ponto é que o controle da inflação possibilitará a queda nas taxas dos juros no mercado.

Inadimplência

De fato, haverá inadimplência nesse período de quarentena e cabe aos fundos reduzir ou mesmo suspender os dividendos. E isso não deverá afetar significativamente o valor do imóvel utilizado.

Vacância

Caso não haja linhas de crédito ou refinanciamento haverá redução na renda dos fundos em prazo maior. Além disso, o administrador terá de ir em busca de novos locatários, o que na crise é bem mais complicado.

Projeção de performance dos Fundos Imobiliários

Por certo, houve uma queda muito ampla nos FIIs e principalmente nos relacionados aos shoppings. Pois, a epidemia do coronavírus fez com que os mesmos tivessem que ser fechados.

Sem dúvida, terá inadimplência e uma queda nos alugueis, embora isso não seja o fator principal dessa queda acentuada.

Os riscos de crédito

Além de tudo que já foi mencionado anteriormente, os fundos de papéis também obtiveram alta queda. No mês de março isso ocorreu muito acima da média que era vista nos títulos indexados ao IPCA.

Leia mais  Inflação desacelera em quatro das sete capitais componentes do IPC-S

Contudo, eles são os que apresentam menor volatilidade, porém a crise está trazendo problemas aos mercados. Nisso é possível ver uma certa ausência na liquidez, risco do crédito e mesmo na inadimplência.

Já os ativos de melhor qualidade podem ser uma boa opção nesse período de incertezas, pois apresentam mais garantias. Além disso, as carteiras serão bem mais diversificadas nesse período de tempo.

Devo investir em Fundos Imobiliários?

Sim. Contudo, deve-se seguir algumas estratégias para esse novo cenário, alocando com foco em períodos de longo prazo. Dessa maneira, essa diminuição nos FIIs deixou o yield com projeção de 10% ao ano.

Enquanto que mesmo com as inadimplências ainda será possível obter 8 ou 9% em dividend yield. Ficando acima dos 3,65% do CDI e do NTN-B com 5 anos e cupom de 4%.

De fato, esses investimentos em Fundos Imobiliários não são bons para o curto prazo visando liquidez. Para uma carteira diversificada eles são realmente muito bons e podem estar em 10 a 15% da mesma.

Leia mais  Confiança de investidores em Bolsonaro cai de 86% para 14%

Mesmo que eles possibilitem liquidez diária, o foco não está sendo a curto prazo no momento. Então cautela e planejamento são imprescindíveis nesse momento para evitar prejuízos financeiros.

Fundos Imobiliários recomendados para 2020

A fim de facilitar ainda mais a busca por Fundos Imobiliários rentáveis nesse período, selecionamos alguns deles, confira:

Portanto, analise corretamente os dados informados e o mercado atual antes de aplicar seu dinheiro em ativos.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

BHIA3: Ação das Casas Bahia dispara no pré-feriado

Rodrigo Mahbub Santana

BTG Pactual e Brown University negociam investimento no Fortress

Rodrigo Mahbub Santana

Odontoprev anuncia pagamento de JCP a acionistas

Rodrigo Mahbub Santana

Ações do Grupo Soma na B3 fecham em alta

Rodrigo Mahbub Santana

Governo tem rombo recorde nas contas em fevereiro: R$ 58,4 bi

Rodrigo Mahbub Santana

Boa Safra (SOJA3) lançará oferta pública de R$ 200 mi

Márcia Alves

Deixe seu comentário