Guia do Investidor
Criptomoedas

Previsões do Bitcoin para 2019 e futuro

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

No momento da escrita, você pode comprar um bitcoin por cerca de $3.500 dólares americanos (USD). Desde que atingiu o seu máximo histórico de $19.380 em 11 de dezembro de 2017, o bitcoin perdeu mais de 80% do seu valor (dados retirados da Coinbase). Não obstante, o bitcoin está progredindo…

Mesmo depois de uma queda significativa no poder de compra nos últimos 12 meses, há mais pessoas usando bitcoin hoje do que há três anos. Uma ilustração disso pode ser encontrada nos dados do Google Trends, que indicam que há três vezes a quantidade de pessoas que pesquisam maneiras de “comprar bitcoin” agora em comparação com o início de 2016.

Bitcoin ainda está muito vivo. No entanto, após a significativa perda de poder de compra nos últimos 12 meses, provavelmente a pergunta mais questionada é: “Se o bitcoin não está executando as funções de um dinheiro hoje, por que ele as executaria no futuro?”

Neste artigo, discutiremos duas questões críticas: (i) o caminho da monetização para o bitcoin e (ii) que mudanças de larga escala poderiam acontecer nos próximos 3–5 anos que ajudariam o bitcoin ao longo desse caminho de monetização

Princípio importante: Bitcoin é dinheiro

Em primeiro lugar, bitcoin é dinheiro. Se você possui bitcoin, você só recebe algo em troca se outros aceitarem de você em troca de seus bens, serviços ou outro dinheiro que eles estão segurando. Um bitcoin (ou parte de um bitcoin) não é uma participação em uma empresa que ofereça recursos para o fluxo de caixa; direitos preferenciais; um fluxo de dividendos; ou uma parcela proporcional do valor de liquidação da empresa. Também não é algo como o petróleo que pode ser usado na produção.

Embora isso possa parecer uma distinção muito simples ou inócua, é extremamente importante porque, para entender as sutilezas do bitcoin, é necessário analisá-lo com uma lente monetária.

Leia mais  Petróleo em Alta - Ouro em Baixa

Além disso, a realidade é que a invenção do bitcoin criou um livre mercado em dinheiro. O efeito é que a oferta e a demanda, e não a regulação, ditarão o dinheiro que será retido, gasto e aceito. Isso é significativo porque não existe um mercado livre com dinheiro desde 1800

Função principal do dinheiro – meio de troca

Uma vez que aceitamos que o bitcoin é dinheiro, podemos pensar sobre as funções que um dinheiro executa.

A vida é melhor quando somos capazes de trocar valores entre si. Para realizar essa troca de valor, poderíamos permutar um com o outro (trocar bens ou serviços por outros bens ou serviços). No entanto, a troca não é sempre uma opção, porque inevitavelmente haverá uma falta de coincidência dos desejos, escalas, prazos ou locais das partes que as trocam.

Para resolver as deficiências do sistema de troca, usamos um bem intermediário que é dinheiro. Desta forma, a principal função do dinheiro é facilitar o intercâmbio entre as pessoas. No entanto, só porque é fácil ou conveniente trocar um bem em particular não significa que será usado pela sociedade como meio de troca. Em vez disso, o bem em particular deve primeiro ter a capacidade de armazenar valor

Bitcoin como uma reserva de valor

É seguro dizer que pelo menos nos próximos 10 a 15 anos, é altamente improvável que uma demanda constante por bitcoins seja criada por governos que determinem que a sociedade deve usar bitcoin como dinheiro. Portanto, o bitcoin nunca terá as características que o dinheiro estatal tem e nunca será reconhecido pelo governo como dinheiro. Em vez disso, uma demanda constante por bitcoin precisará se desenvolver organicamente.

Bitcoin ouro
Bitcoin já é reconhecido por muitos economistas como o Ouro Digital

O bitcoin pode se tornar uma reserva de valor? Em suma, o limite de oferta do bitcoin e a política monetária deflacionária significam que ele tem atributos semelhantes ao ouro. A Bitcoin está, portanto, bem posicionada para ser capaz de funcionar como uma reserva de valor no futuro, assim como o ouro funciona como uma reserva de valor hoje.

No entanto, o bitcoin não se tornará uma reserva de valor simplesmente porque é como ouro, mas superior a ele. Em vez disso, a oferta estrita precisará ser acompanhada por muito mais pessoas querendo armazenar riqueza em bitcoin.

Instabilidade econômica e crises farão demanda por Bitcoin disparar

Como poderia a próxima crise econômica poderia acontecer? Leia mais aqui.

Leia mais  O que está acontecendo com o Bitcoin?

Ray Dalio, o Fundador e Diretor de Investimentos da Bridgewater Associates, tem, por um período de tempo, falado sobre como espera que a próxima desaceleração se desenvolva. Sua visão é de que os formuladores de políticas não conseguirão corrigir rapidamente a situação como fizeram em 2008 e que não veremos mais uma década de crescimento econômico e valorização dos ativos como tivemos de 2010 a 2018.

Em resposta à crise da dívida em 2008, os bancos centrais reduziram as taxas de juros de curto prazo para 0% e imprimiram muito dinheiro para comprar ativos financeiros (a última medida é conhecida como “flexibilização quantitativa”). Essas medidas estimularam os gastos e a economia se recuperou.

Desta vez, no entanto, as mesmas alavancas não serão necessariamente tão efetivas ou disponíveis como eram em 2008. Isso porque as taxas de juros de curto prazo são menores do que há 12 anos (2,5% nos EUA agora 6% em 2007) e a flexibilização quantitativa (impressão de dinheiro) só pode ser usada tantas vezes antes que a sociedade comece a questionar o valor e a estabilidade da moeda (o que pode trazer mais um conjunto de problemas que as autoridades centrais vão querer evitar).

Sua opinião é que a situação atual é semelhante ao final da década de 1930. Se correto, isso é significativo porque a partir desse período as taxas de juros subiram por 40 anos. Isso é o oposto do que temos vivido nos últimos 35 anos, onde as taxas de juros vêm caindo para zero.

Soluções de custódia e um ETF Bitcoin vão impulsionar criptomoeda

O bitcoin é um instrumento portador digital (ativo) e pode ser trocado peer-to-peer (de pessoa a pessoa, sem intermediários, como bancos) quase em tempo real. Além disso, a descentralização do sistema Bitcoin e os incentivos econômicos inerentes ao sistema significam que as transferências são definitivas para todos os efeitos.

Nestas circunstâncias, armazenar grandes quantidades de riqueza em bitcoin exige que se tome medidas muito deliberadas e implemente práticas específicas para se proteger contra os efeitos irreversíveis de desastres naturais, erro humano, roubo, hack ou apreensão.

Para implementar estes passos e práticas de precaução, você precisa ter um conjunto de habilidades muito particular. Atualmente, existem muito poucas empresas que oferecem esses serviços a instituições e as empresas que as oferecem não têm um histórico de fornecimento de serviços semelhantes para ativos tradicionais (e, portanto, não possuem a boa vontade exigida no mercado financeiro tradicional)

Leia mais  A Vivara e o compromisso ESG na produção de Ouro

Soluções de Custódia

Em 2019, podemos esperar que duas firmas bem estabelecidas, a Fidelity Investments e a Northern Trust, lancem seus serviços de custódia para investidores institucionais. Também houve sugestões de que soluções do Goldman Sachs, do JP Morgan, da State Street e do Bank of New York Mellon também poderiam estar disponíveis em um futuro não muito distante.

Todos esses players citados já investem pesado em Criptomoedas e Blockchain.A oferta de soluções de custódia pelos participantes tradicionais será bem-vinda por grandes investidores institucionais, pois permitirá que eles cumpram suas obrigações (legais ou não) e aloquem facilmente capital para bitcoins.

Bitcoin ETF

Houve um número de aplicações de ETF com falha em 2018, mas um aplicativo tem a chance de ser aprovado no dia 27 de fevereiro de 2019. Este é a aplicação de ETF da Van Eck / SolidX. Ao olhar para os documentos gerados através da aplicação, as questões colocadas a Van Eck pela Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA, bem como as respostas da SEC a outras aplicações, parece que há apenas uma questão pendente que precisa a ser abordada antes que este ETF específico possa ser aprovado.

A última peça de infra-estrutura de mercado que está pendente é que algumas das bolsas de criptomoedas celebram acordos de compartilhamento de vigilância com um mercado regulado de tamanho significativo. Isso permitirá que as bolsas e reguladores dos pais detectem qualquer manipulação de mercado e, em última instância, protejam os investidores e o interesse público.

O que tudo isso significa para bitcoin?

Que ele ainda está em sua infância e que só vimos 5% de seu potencial sendo explorado. Investir em Bitcoin está se tornando cada vez mais seguro e sempre foi muito mais rentável que vários tiplos de aplicações, ou você não gostaria de ganhar mais de 10.000% em 2 anos?

Qual será o preço do Bitcoin até 2020?

Analistas consagrados estão apostando em até $100.000 por 1 Bitcoin, baseado na teoria de crescimento marcado com seu Halvening, processo em que minerar Bitcoins fica cada vez mais díficil a cada 4 anos.

Se você quer apostar neste mercado, recomendamos que faça os cursos da Escola do Bitcoin, empresa pioneira em ensino no setor.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ouro: forte desempenho em 2023 e perspectivas para 2024

Miguel Gonçalves

Aura Minerals (AURA33) produz primeira barra de ouro no Tocantins

Guia do Investidor

O paradigma do ouro vs. a nova “onda” das criptomoedas: como investir em ambos de forma rentável?

Guia do Investidor

Bitcoin e ouro em alta após aumento de juros nos EUA

Guia do Investidor

Brilho dourado: Ouro volta a bater recorde de valorização

Leonardo Bruno

19 milhões de Bitcoins minerados: só faltam 2 milhões

Fernando Américo

3 comentário

Previsões das Criptomoedas para 2019 - Guia do Investidor - Onde investir melhor 30/01/2019 at 15:56

[…] você quer ver mais previsões do Bitcoin para 2019 e o futuro… clique aqui e acesse este post […]

Responder
4 previsões do Bitcoin e Criptomoedas para 2019 - Guia do Investidor - Onde investir melhor 30/01/2019 at 16:48

[…] Leitura recomendada: Previsão para o Bitcoin em 2019 e futuro. […]

Responder
Co-fundador da Apple elogia Bitcoin e critica Zuckerberg - Guia do Investidor 27/02/2019 at 21:58

[…] Wozniak acredita fortemente que o bitcoin irá se tornar a moeda global. Em outras palavras, o criador da Apple está super otimista com o futuro do bitcoin. […]

Responder

Deixe seu comentário