Guia do Investidor
Marca Cemig COR 1024x531 1
Notícias

Privatização da Cemig está mais perto de se tornar realidade

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Cemig (CMIG4), empresa responsável pela concessão de energia em Minas Gerais, está a um passo mais perto de uma privatização. Dessa vez, não se trata apenas de especulações, mas sim de um pronunciamento do próprio governador do Estado, Romeu Zema. Confira!

“Minha visão sobre a Cemig é que ela venha a ser uma corporação e que o Estado seja um mero acionista, igual aos demais.”

Romeu Zema, Governador de Minas Gerais

A privatização da Cemig

Nesta quarta-feira, o governo de Minas Gerais, deu mais um parecer sobre a privatização da Cemig (CMIG4). Romeu Zema, governador do Estado, destacou mais uma vez a meta de privatizar a empresa antes do término de seu mandato em 2022. Além disso, ressaltou que a iniciativa não passa por vender integralmente a empresa, mas sim, um processo de transformação para uma corporação privada.

Leia mais  PT vai ao STF contra privatização da Copel

Em outras palavras, a intenção é diminuir aos poucos a participação e o peso governamental na companhia. Assim, o estado seria apenas “mais um” dos acionistas da empresa. O Governador ainda completou dizendo que o processo de privatização pode ocorrer através de alguma capitalização da empresa estadual de energia. Portanto, causando uma diluição da participação do governo na estatal.

Assim, a fala do governador é bastante popular ao meio da “onda” de privatizações pretendidas pelo governo federal, podemos tomar de modelo o caso da Eletrobras, que possui um plano de projeto parecido com o proposto por Zema.

“Gostaria muito que durante minha gestão ainda a empresa venha a ser privatizada. Talvez não vendida, mas que ela receba um aporte de capital e que o Estado, que sempre fez interferências indevidas na empresa, perca o controle e deixe de prejudicá-la”

Romeu Zema

Por fim, o governador ainda destacou que o processo pode trazer novamente benefícios aos mineiros. Afinal, segundo o governador, a Cemig nos últimos anos fez investimentos infrutíferos, e afirmou a necessidade de investir em áreas mais rurais e na integração de energias, como a solar.

Leia mais  Ações da Sabesp disparam com fala de Maia sobre privatização
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Correios tem prejuízo de R$ 597 milhões em 2023, aponta relatório

Paola Rocha Schwartz

Vale (VALE3) compra participação na Aliança Energia

Márcia Alves

Privatização da Sabesp avança

Rodrigo Mahbub Santana

Eletrobras pós-privatização: Lucro dispara, investimentos decolam e PDVs remodelam estrutura

Rodrigo Mahbub Santana

Roberto Campos,Tarcísio e Zema: Líderes de confiança

Paola Rocha Schwartz

CEMIG paga mais de R$300 milhões em dividendos

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário