Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Privatização da Eletrobras está próxima com inclusão em PND e PPI

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

De acordo com comunicado da Eletrobras (ELET3), a estatal foi incluída no Programa Nacional de Desestatização. Portanto, o projeto de privatização da companhia foi aprovado pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos.

O próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da reunião do CPPI, que decidiu sobre a inclusão da Eletrobras no PND. Além disso, essa reunião aprovou a qualificação da privatização da Eletrobras para o PPI. Dessa forma, como parte do PPI, há prioridade. Portanto, favorecendo medidas da administração pública para viabilizar projetos nesse inclusos.

Tanto Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado, quanto o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) apoiam a privatização da Eletrobras. De acordo com eles, o modelo da desestatização da responsável por 30% da energia do Brasil é razoável.

“É uma medida tolerável sob o ponto de vista da inteligência de mercado, de conciliar a preservação de um ativo que pertence a todos os brasileiros, mas que seja um ativo valorizado pela possibilidade de competitividade daquela empresa da qual a União participa.”

afirmou Pacheco.

Dessa forma, o modelo de privatização da Eletrobras concede poder de veto à União em decisões (golden share). Além disso, prevê que nenhum acionista detenha mais de 10% do capital da companhia. De acordo com Arthur Lira, essa foi a solução mais “branda” de enfrentar o tema das privatizações.

Pacheco disse ser a favor das privatizações, contudo, que o processo deve ser analisado caso a caso. Para ele, empresas altamente lucrativas precisam apenas de uma governança pública igual à governança corporativa do setor privado.

“Não pode haver um entreguismo do patrimônio nacional, mas o patrimônio nacional não pode ser preservado a qualquer custo, inclusive da competitividade”.

afirmou Pacheco.

O desempenho da Eletrobras

Após adiantar a divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2020, a Eletrobras (ELET3) decidiu adiar mais uma vez, agora para essa sexta-feira, 19. Dessa forma, assim que estiver disponível, você poderá acompanhar os principais destaques do período aqui no Guia do Investidor.

Leia mais  Quer usar o FGTS para comprar ações da Eletrobras? Confira os fundos que cobram as menores taxas

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Eletrobras: veja como investir o FGTS nas ações da privatização da Estatal
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa inicia com queda de 0,03%, Vale e Eletrobras recuam

Paola Rocha Schwartz

Dólar atinge máxima em seis meses com tensões no Oriente Médio

Rodrigo Mahbub Santana

Conta de luz subirá com subsídio de Lula: entenda

Rodrigo Mahbub Santana

Eletrobras (ELET3) busca alternativas para ajudar saída da Emae

Paola Rocha Schwartz

Eletrobras pós-privatização: Lucro dispara, investimentos decolam e PDVs remodelam estrutura

Rodrigo Mahbub Santana

Fim da linha? Itaú BBA corta recomendação para Eletrobras

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário