Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

2021 pode ser o ano das privatizações e Correios na fila

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Na última quarta-feira, 16, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Brasil será a “maior fronteira” de investimentos em 2021, com as privatizações “vindo com força”.

Além disso, Paulo Guedes citou o relatório da OCDE, que afirma que o Brasil está comprometido com a sustentabilidade fiscal. E também, é claro, com o crescimento da produtividade e políticas de qualificação e educação, devido às mudanças no mercado de trabalho.

Entretanto, ainda assim, o cenário fiscal é preocupante. De acordo com a OCDE, a relação dívida/PIB pode ficar “ligeiramente acima de 100% em 2026”. Ademais, aponta a necessidade de melhorias na regulação do setor privado, “que prejudica a concorrência e pesa no empreendedorismo”.

E o Correios, privatiza?

O modelo principal para a privatização dos Correios seria a divisão em blocos regionais. Todavia, há também a opção de transformar a estatal em uma sociedade de economia mista e ofertar suas ações na B3 (B3SA3). Além disso, há a opção de “desverticalizar” os serviços da empresa e concedê-los separadamente à iniciativa privada.

Tal decisão fica para 2021, como conta o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord.

Dessa forma – falando do principal modelo de privatização – os serviços seriam divididos por regiões do país. Assim sendo, resolveria a exigência de manter a universalidade do serviço postal.

Leia mais  Greve dos Correios: Estatal segue paralisada

Porém, a Associação dos Profissionais dos Correios (Adcap) é contra a privatização dos Correios. E mais, afirma que o modelo principal não tem precedente nas privatizações do setor postal, e que causaria “caos logístico”.

“A ideia de território postal único num país é a prática dominante, inclusive nos poucos países em que os Correios foram privatizados. Ou seja, cogita-se de uma aventura sem precedentes, sem referências, que só pode levar os brasileiros a terem gravíssimos problemas de atendimento no serviço postal”

disse a associação em nota.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Privatização da Sabesp aprovada em 1ª votação na Câmara de SP

Paola Rocha Schwartz

Sabesp (SBSP3): Ações em alta com perspectivas de privatização

Rodrigo Mahbub Santana

Ex-presidente da Petrobras defende privatização da estatal

Rodrigo Mahbub Santana

Correios tem prejuízo de R$ 597 milhões em 2023, aponta relatório

Paola Rocha Schwartz

Privatização da Sabesp avança

Rodrigo Mahbub Santana

Governo elevará tarifa dos Correios em 4,39%

Márcia Alves

Deixe seu comentário