Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Procon-SP notifica Americanas e Submarino

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Procon-SP notificou a B2W (AMER3) — responsável pela Americanas e Submarino — pedindo explicações sobre problemas que ocorreram nos sites durante o final de semana; as páginas apresentaram instabilidade e ficaram fora do ar em razão de acesso não autorizado.

A empresa deverá esclarecer quando o problema foi constatado; qual a previsão para sua regularização; quais providências e procedimentos relativos aos protocolos de segurança foram implementados; e quais medidas foram tomadas para mitigar possíveis danos decorrentes do ataque noticiado.

Também foram solicitadas explicações sobre que tipo de transações e operações foram e ainda estão comprometidas; quais os impactos para o consumidor; se o ataque afetou o banco de dados da empresa e que tipo de informações foram afetadas.

Leia mais  Fim da novela? Americanas negocia plano para RJ

Direito de arrependimento e canal alternativo de contato

A B2W deverá informar sobre como o consumidor poderá exercer direitos estabelecidos na Lei 8.078/90, como direito de, no caso de compras online, arrepender-se dentro do prazo de sete dias e receber eventuais valores pagos de volta, bem como de solicitações de troca ou regularização de problemas relacionados a produtos essenciais, cuja troca ou reparo deve acontecer de imediato; além de esclarecer se disponibilizou canal alternativo para contato do consumidor.

Lei Geral de Proteção de Dados — Lei 13.709/18

O Procon-SP quer que a B2W informe — e comprove — se adota medidas de segurança, técnicas e administrativas para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito, conforme disposto no art. 46 da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A empresa deverá também esclarecer se tem um encarregado de dados nomeado e se realizou treinamento dos seus colaboradores sobre a aplicação da LGPD. A B2W tem até amanhã para apresentar os esclarecimentos.
 

Leia mais  Americanas (AMER3) pede autorização judicial para pagamento de 100% das dívidas trabalhistas e com micro e pequenas empresas na RJ
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Americanas faz proposta para grupamento de ações

Márcia Alves

Americanas emitirá debêntures para pagamentos em recuperação judicial

Guia do Investidor

Americanas (AMER3) irá leiloar carros para pagar salários

Márcia Alves

Americanas (AMER3) tem rating de crédito cancelado pela S&P Ratings

Márcia Alves

Americanas: Pagamento a credores deve começar em 1º de abril

Márcia Alves

Americanas tem prejuízo de R$ 4,6 bi nos primeiros meses de 2023

Márcia Alves

Deixe seu comentário