Continua após o anúncio
A Odontoprev (ODPV3) anunciou nesta quinta-feira (5) que os acionistas aprovaram a distribuição de dividendos no valor de R$ 120 milhões, correspondentes a R$ 0,217196275 por ação. Farão jus aos dividendos os detentores de ações da companhia registrados em 20 de abril de 2023.
O pagamento dos dividendos está previsto para o dia 12 de julho de 2023. Já as ações da empresa serão negociadas ex-direito a dividendos a partir de 24 de abril de 2023.
Os dividendos são uma parte dos lucros de uma empresa que é distribuída aos seus acionistas. É uma forma de recompensar os investidores pelo dinheiro que eles investiram na empresa e incentivar a manutenção do investimento no longo prazo. O pagamento de dividendos também pode ser uma forma de sinalizar a saúde financeira da empresa, já que ela precisa ter lucro para distribuir dividendos.
Além disso, os dividendos têm diferenças em relação aos Juros Sobre o Capital Próprio (JCP). Os JCP são uma forma de remunerar os acionistas da empresa, mas são contabilizados como uma despesa e podem ser deduzidos do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Já os dividendos não têm essa vantagem fiscal.
No caso da Odontoprev, o pagamento de dividendos mostra que a empresa tem conseguido manter uma boa saúde financeira mesmo em meio à pandemia da Covid-19. A empresa é líder no mercado de planos odontológicos no Brasil e tem ampliado sua atuação em outras áreas, como saúde bucal corporativa e telemedicina. O pagamento de dividendos é uma forma de recompensar seus investidores e manter sua posição de destaque no mercado.
Conhece a Agenda Dividendos?
Por fim, se você é um investidor que gosta de estar ligado e antenado as empresas que mais pagam dividendos no mercado, precisa acessar a nossa Agenda de Dividendos. Lá é possível conferir as principais datas de pagamentos, e as empresas que mais estão pagando dividendos acionistas. Portanto, não deixe de clicar aqui para conferir.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.