Guia do Investidor
acoes petrobras
Notícias Resultados

Petrobras (PETR4) bate recordes em 2020, veja prévia do 4T20

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

No final da tarde desta terça-feira, 03, a Petrobras (PETR4) divulgou seus dados de produção e vendas do quarto trimestre (4T20). De acordo com a estatal, esse foi o seu melhor desempenho operacional.

Dessa forma, a Petrobras atingiu recordes de produção anual, com 2,28 milhões de barris diários (MMbpd) de petróleo e LGN e de 2,84 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed) de produção total.

“Outro aspecto positivo diz respeito à dimensão qualitativa da produção, extremamente importante para a geração de valor.”

afirmou a companhia no relatório.

Falando especificamente do segmento de exploração e produção, foram 2.682 Mboed de produção média de óleo, LGN e gás natural. De acordo com a companhia, a queda de 9,1% ante o 3T20 se deve “à retomada da companhia de paradas programadas com a realização de grande parte daquelas que não puderam ser efetuadas no 2T20 e no 3T20″ em função da pandemia.

Leia mais  Resultado PDG (PDGR3) 4T20: prejuízo de R$ 454 milhões em 2020

Entretanto, em 2020, houve crescimento de 2,4% na produção total e de 1,2% na produção comercial. Assim sendo, em linha com as projeções da Petrobras presentes no Relatório de Produção e Vendas do terceiro trimestre.

Além disso, a queda no quarto trimestre foi de 11,3% na produção dos campos de pré-sal. Contudo, um crescimento de 21,1% no ano em relação a 2019. Já no pós-sal a queda trimestral foi de 4,3%. No ano a queda aumentou, ficando em 17,3% devido ao desinvestimento de 50% do campo de Tartaruga Verde e do declínio natural de produção.

Por fim, a produção de águas rasas foi de 17 Mbpd no quarto trimestre, caindo 34 Mbpd na base anual. Já na produção dos campos terrestres, a queda de 2020 em relação a 2019 foi de 15,3%, somando 97 Mbpd.

Refino

No quarto trimestre, o volume de vendas da Petrobras foi ligeiramente maior do que no terceiro trimestre, somando 1.765 Mbpd.

“Não houve redução nas vendas totais de derivados como usualmente ocorre entre os dois trimestres devido ao aumento de vendas de diesel, além de maiores volumes de vendas de QAV e óleo combustível, que se elevaram 79% e 55% respectivamente no 4T29.”

afirmou a Petrobras.

Entretanto, mesmo com a recuperação do mercado no segundo semestre, as vendas da companhia caíram 5,1% ante 2019. De acordo com ela, “em função dos impactos nas demandas decorrentes da pandemia”.

Leia mais  Petrobras (PETR4) vende campo de produção para 3R Petroleum

Por fim, vale destacar que o FUT (Fator de Utilização) ficou 2 pontos percentuais acima do ano anterior. Dessa forma, ficou em 82% – próximo ao percentual do terceiro trimestre, que ficou em 83%.

Gás e Energia

No trimestre, a Petrobras gerou 3.435 MW médios de energia elétrica. Portanto, houve um crescimento de 315,4% em relação ao terceiro trimestre de 2020. De acordo com a estatal, o aumento se deve a piora do cenário hidrológico e também do maior consumo de energia.

“O maior despacho termelétrico influenciou o volume de vendas de gás natural no 4T20, representando um aumento de 33,9% em relação ao 3T20. O aumento da demanda de gás natural somado à realização de paradas programadas nos campos de produção do pré-sal, previstas inicialmente para o primeiro semestre e que foram postergadas em função da COVID-19, implicou em maior importação de GNL e gás boliviano.”

pontuou a Petrobras.

Dessa forma, no ano a Petrobras (PETR4) gerou 1.756 MW médios de energia elétrica, uma queda de 13,4% ante 2019. Além disso, a queda no volume de vendas no Ambiente de Contratação Regulada e no Livre se deve ao fim de contratos de comercialização de energia ao final de 2019.

Leia mais  Localiza (RENT3) tem lucro líquido recorde no resultado 4T20

Por fim, a queda do despacho termelétrico a gás natural e não termelétrico foi de, respectivamente, 12,5% e 10,5%.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Governo Lula afasta bilhões em capital estrangeiro da bolsa

Paola Rocha Schwartz

Petrobras aprovou enquadramento de Prates

Márcia Alves

Braskem: ação dispara em mais de 12% com processos de venda

Paola Rocha Schwartz

O que esperar da Petrobras?

Fernando Américo

Ministério Público solicita investigação de Lula em Caso Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Ações da Petrobras e da Vale sofrem queda no Ibovespa

Márcia Alves

Deixe seu comentário