Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Polêmica: PL quer limitar aplicativos de corrida. Entenda

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Com a situação econômica do país cada vez mais difícil, cresce o número de motoristas de aplicativos. De acordo com dados das próprias empresas, chega a um valor de um milhão de parceiros do Uber e 99.

Ao final da corrida, o motorista recebe o pagamento e dentro deste valor está uma porcentagem destinada as empresas. Então esse percentual da empresa está em pauta na câmara dos Deputados, que pretende reduzir a 10% o valor destas empresas.

Em que se baseia a limitação dos aplicativos (PL 448/19)

No último dia 25, o deputado Igor Timo, autor do projeto, defendeu os motoristas enquanto à desigualdade entre classes. A proposta é baseada na relação de insalubridade entre aplicativos como a Uber e 99 e motoristas.

Leia mais  O fim do Uber no Brasil? Juiz obriga Uber a contratar motoristas

A proposta é defendida pela categoria dos motoristas, que aproveitou para ressaltar várias reclamações. Dentre muitas, a falta de informação de como é calculado o percentual de cada corrida destinada às empresas.

Como a porcentagem da Uber e 99 é baseada em distância, tempo e rotatividade, inexiste um valor fixo de repasse. Muitos motoristas chegam a reclamar da falta de comunicação sobre isto com as empresas.

Salientando que muitos deles necessitam trabalhar mais de 8 horas diárias para conseguir um mínimo necessário à sobrevivência. Então justamente isso acontece pela falta de critério de cálculo sobre a porcentagem destinada à Uber e a 99.

O deputado Júnior Bozella, a favor da proposta de lei (PL 448/19), ressaltou que as empresas precisam ter visão econômica. O que está em pauta é a melhoria da realidade de vida dos motoristas.

O que dizem as empresas

Apenas a Uber exerceu seu direito de resposta, alegando que essa taxa gira em torno de 20 a25% da corrida. Valor esse que a empresa alega para pagamento de suporte aos motoristas, como o seguro dentre motoristas e passageiros..

Leia mais  Futuros motoristas terão mais tempo para tirar a CNH

Também foi afirmado pela Uber a existência de livre concorrência entre as empresas, obtida através da taxa de variação entre cada uma. Segundo representante da Uber, sem essa livre iniciativa o comércio se torna inviável.

Afirma, ainda, ser contra essa proposta de lei (PL 448/19), pois a mesma pode acarretar problemas circunstanciais como:

  • Aumento do preço das corridas aos usuários.
  • Consequente diminuição do volume de corridas.
  • Renda diminuída dos motoristas.
  • Jornada de trabalho maior.

A situação, por enquanto, continua igual e ambos os lados ressaltam seu posicionamento. Há a necessidade de equilíbrio entre as partes, a fim de evitar maior prejuízo na economia.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

UBER e CLT: um risco para os apps de Transporte

Autor Convidado

O fim do Uber no Brasil? Juiz obriga Uber a contratar motoristas

Guia do Investidor

Dia do Motorista: número de profissionais registrados como MEI cresceu 80% em um ano

Guia do Investidor

Uber vai sair do Brasil? Governo quer regulamentar transporte por aplicativo

Guia do Investidor

Motoristas com tag eletrônica têm descontos em 85 pedágios do país

Guia do Investidor

Veículos que analisam até a feição do motorista no volante aumentam nas empresas

Guia do Investidor

Deixe seu comentário