Continua após o anúncio
Em pesquisa feita pela Proteste, foram avaliados o home broker de 10 corretoras, com análises qualitativas e quantitativas. Veja a seguir as corretoras aprovadas.
A ferramenta home broker tem a finalidade da compra e venda de ações pelos investidores sem a necessidade de um terceiro. Assim as corretoras em sua maioria dispõem do recurso, para que seu cliente tenha maior independência.
Portanto requisitos como segurança, custos e desempenho do sistema tornam-se diferenciais. Então cabe o investidor analisar aquele home broker que irá atender melhor suas necessidades.
Foi com essa finalidade que a Proteste, realizou uma pesquisa junto às 10 corretoras mais renomadas. Depois da coleta e análise de dados, foram ranqueadas de acordo com a melhor experiência proporcionada ao investidor.
Índice de conteúdo
Critérios de avaliação
Ao analisar a segurança das corretoras, a Proteste considerou se as ações eram registradas em nome do investidor. Então também foram levadas em conta a segurança do site, certificados, e quais as medidas adotadas para segurança.
Para avaliar a experiência proporcionada ao consumidor, a Proteste se cadastrou em todas as corretoras. Assim, se pode avaliar na prática os recursos, e quais os contrastes entre elas.
A Proteste também realizou compra e venda de ações, e acompanhou de perto as operações realizadas pelos investidores. Assim tudo isso para se obter um ranking minucioso, e mostrar as melhores opções do mercado, veja outros indicadores:
- Processo de cadastro e renovação de cadastro
- Utilização mobile
- Disposição das informações ao cliente
- Acessibilidade e simplicidade na localização dos papéis para investimento
- Necessidade de confirmação de determinado comando
- Efetividade da execução das demandas
- Ferramentas disponíveis ao consumidor
- Acompanhamento das solicitações
- Relatórios
- Menu de investimentos
- Navegação
- Agilidade na conexão
- Deslogar automaticamente
Corretoras avaliadas
No total, foram avaliadas 10 corretoras, sendo essas as mais cotadas do mercado. Assim sendo, foram elas Rico, Santander, Banco do Brasil, XP Investimentos, Ativa, Bradesco, MyCap, Itaú, Mirae e Easyinvest.
No critério segurança, todas as 10 corretoras passaram no teste, ou seja, qualquer uma delas estão aptas. Entretanto, outros critérios foram utilizados para ranqueamento, como experiência do investidor, taxas, custos e operacional.
Em primeiro lugar, ficou a XP Investimentos, por possuir nota máxima em diversos indicadores, obtendo assim a melhor avaliação. Já em terceiro lugar, tivemos a Rico, apesar de ser eleita a escolha certa, em razão de desempenho.
Confira a seguir o ranking das 10 corretoras, assim como avaliação final de cada uma delas. Cabe lembrar que todas elas obtiveram 5 estrelas no quesito segurança, e para o ranqueamento foram considerados outros indicadores:
- 1º) XP Investimentos (avaliação final 91%)
- 2º) Ativa (avaliação final 86%)
- 3º) Rico Investimentos (avaliação final 86%)
- 4º) Bradesco (avaliação final 86%)
- 5º) MyCap (avaliação final 81%)
- 6º) Itaú (avaliação final 79%)
- 7º) Easyinvest (avaliação final 75%)
- 8º) Mirae (avaliação final 64%)
- 9º) Banco do Brasil (avaliação final 60%)
- 10º) Santander (avaliação final 60%)
Algumas corretoras apresentaram problemas como liberação de acesso, e por isso não puderam ser avaliadas em critérios de qualidade. Já outras, pecaram quanto a excesso de burocracia, como exigir comparecimento na agência.
A maioria dos bancos também dão a opção de realizar a transação automática com o saldo do cliente. Apenas o banco Santander inviabilizava o método de movimentação.
Custos
Quanto aos custos, todas as empresas cobram impostos sobre serviços. Além desta, há também taxas da Bovespa que correspondem a cerca de 0,0325% da operação.
Existem também as taxas de corretagem que podem ser fixas, por percentual, ou ainda percentual e fixo. Alguns exemplos estão dispostos a seguir, lembrando que tais taxas são por operação:
- Taxa fixa: Mirae (R$ 0,99 por operação)
- Percentual: Bradesco (entre 0,1% a 0,25% por operação)
- Percentual e fixo: Santander (R$ 10,00 mais 0,25% por operação)
Em relação à taxa de custódia, algumas empresas isentam o investidor, independente do fluxo de movimentação. Já outras, podem isentar de acordo com a quantidade de operações, ou ainda depende do plano.
Conclusão
No que se refere a segurança, como pode ver, todas as empresas avaliadas foram aprovadas. Assim, a melhor vai de acordo com sua necessidade e qual a você se adapta melhor.
Outros fatores também podem influenciar, como o tipo de investidor, ou ainda qual tipo de investimento lhe interessa. O importante é que independente da corretora que você optar, estará em um ambiente estritamente seguro.
Mais dicas: como escolher uma corretora adequadamente
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.