Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Quatro dicas para organizar suas finanças e escapar da inadimplência

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Com uma inflação acumulada de 11,89% nos últimos 12 meses e uma taxa de desemprego em 10,5%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o controle financeiro na vida do brasileiro, atualmente, se faz mais que essencial.

Isso porque quando inseridos nesse cenário instável com taxas de juros básicas em 13,25%, o consumidor precisa repensar suas atividades de consumo, ainda que básicas, para não se endividar e acabar no vermelho.

Com a economia do país sem muitas perspectivas de melhora no curto prazo, o planejamento financeiro se apresenta como um dos maiores aliados, principalmente quando se fala na utilização do cartão de crédito, que recentemente se consolidou como o tipo de dívida mais comum entre os brasileiros. A organização das finanças contribuem para que o potencial comprador entenda qual a sua realidade de renda e principalmente sua média de despesas. “Os últimos movimentos na economia brasileira causaram uma corrosão no poder de compra do consumidor, principalmente na capacidade de honrar dívidas e na instabilidade das finanças pessoais”, aponta Leonardo Grapeia, CEO da Focus, instituição financeira especializada em crédito, financiamento e investimentos.

Leia mais  Joseph Safra: conheça a história do banqueiro mais rico do mundo

Pensando nisso, a fim de contribuir com a organização das finanças e apontando um melhor caminho para o consumidor diante deste cenário, o executivo listou quatro dicas que podem fazer a diferença para os brasileiros. Confira abaixo:

  1. Monitore seus ganhos e despesas
    Para o planejamento das finanças pessoais é essencial que se entenda como funciona o seu fluxo de caixa e como os recursos devem ser divididos. É importante que cada indivíduo se programe para entender quais são as receitas e despesas, e quais as melhores maneiras de manter o consumo em um nível de estabilidade que seja possível acompanhar financeiramente. Quando essa organização é feita, seja por meio de uma planilha ou até mesmo em aplicativos, é possível que as despesas desnecessárias sejam identificadas, e consequentemente seja possível ter uma programação econômica melhor estruturada de acordo com suas necessidades. Praticando esse tipo de atividade, é possível gerir os ganhos e as despesas de maneira mais eficiente
     
  2. Preste atenção nas taxas de juros
    Devido à falta de educação financeira na vida dos brasileiros, as taxas de juros não são significamente determinantes em um processo de compra. Até existem pessoas que entendem a dinâmica dos juros e da inflação, mas infelizmente, essa é uma pequena parcela da população. Por esse motivo, vale estar atento aos juros mensais, anuais, cheque especial e principalmente cartão de crédito. É importante entender que esses valores podem alavancar em um curto período de tempo, portanto, é essencial um planejamento bem feito para manter as finanças em condições favoráveis e os custos dentro do planejado.
  3. Negocie suas dívidas
    Nem sempre é possível estar livre das dívidas, mas entender seu tamanho e qual o melhor caminho para quitar determinado valor, pode fazer a diferença em períodos sensíveis como o atual. Caso tenha alguma dívida e ela esteja fora do alcance de pagamento, é válido entender suas necessidades e condições de renegociação. Para chegar às melhores possibilidades entenda a capacidade atual de pagamento, converse com o credor, corte despesas desnecessárias e realoque esse valor em um pequeno planejamento para finalização da dívida
     
  4. Mantenha uma reserva financeira emergencial
    Realizar cálculos de recursos para organização de uma reserva financeira é essencial para garantir segurança e estabilidade em tempos de instabilidades econômicas. O ideal é conseguir guardar, no mínimo, 10% do valor referente ao salário líquido mensal para que caso precise no futuro, não seja necessário recorrer ao cheque especial ou ao cartão de crédito, que em tempos de crise, e em parceria com a falta de educação financeira, pode não ser tão benéfico como aparenta.
Leia mais  O que são Fundos Long-Biased?
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Planejamento financeiro: qual é o segredo para não desistir?

Fernando Américo

IPVA, IPTU e material escolar: Como organizar as finanças em 2024

Guia do Investidor

6 tendências em finanças e investimentos para 2024

Autor Convidado

Onde investir em 2024? Como ter maiores rendimentos

Guia do Investidor

Preparando as finanças para 2024

Guia do Investidor

Como não se endividar em janeiro?

Guia do Investidor

Deixe seu comentário