Guia do Investidor
Metaverso 720x90 1
600 palavras Que horas cai o DOC na conta
Agências bancárias Bancos Contas grátis Informações Financeiras

Que horas cai o DOC na conta?

Através do disposto sobre serviços bancários, o DOC, é uma das ferramentas mais conhecidas para transferência bancárias. Inclusive, abaixo, informaremos sobre sua definição e dúvidas frequentes sobre este serviço.

Do mesmo modo, ao compreender a função dele e suas particularidades. O cliente da conta corrente poderá utilizar de forma mais aprazível esta ferramenta ao seu dispor.

O que é um DOC

Por meio do Sistema de Pagamentos Brasileiro-SPB, existe a estruturação de operações, regras e instrumentos para as transações financeiras. Bem como, todo tipo de procedimento através desta rede será segurado por certificado digital e criptografia.

A sigla DOC quer dizer documento de ordem de crédito, que nada mais é uma forma de transferência de dinheiro. Oferecido como um serviço nas agências bancárias pode estar inclusas em pacotes de contas correntes ou ser cobrada por operação.

Através dele é autorizada a liquidação de pagamentos, processamento e transferências de dinheiro de pessoas jurídicas, físicas e governamentais.

A saber, o DOC faz parte do rol de transações financeiras entre bancos diferentes. Com isso, haverá duas opções, que serão as seguintes:

  • Tipo C: Transferência entre contas de diferentes titulares;
  • Tipo D: Transação entre contas com o mesmo titular.
Leia mais  Conta digital Bradesco vale a pena? Quais as taxas?

Este tipo de transferência não é estornável. Ou seja, caso haja desistência após o ato da transação, o dinheiro não terá retorno à conta emitente.

Além disso, ele é realizado por meio de compensação, onde se é efetivado na noite da data de processamento. Caso seja enviado fora do seu horário limite, a sua transferência irá ocorrer no próximo dia útil.

Logo, a emissão em feriados ou finais de semana, acarretará o dinheiro disponível na conta após o segundo dia útil.

Informações necessárias para transferência do DOC e limite de envio

Como em qualquer procedimento nas instituições financeiras, serão necessárias informações para envio do DOC. Neste caso, para a emissão de determinada quantia para o destinatário, será pedido:

  • Nome completo;
  • CPF ou CNPJ;
  • Agência, Conta Corrente e Banco do destino.

Ademais, o Banco Central dispôs que o limite para envio deverá ser até o valor de R$4.999,99. Por isso, qualquer outro valor superior a esse, deverá ser efetuado por outro procedimento bancário.

Cobrança de tarifas para DOC

De antemão, cada banco irá proporcionar uma tabela de serviços pagos para o correntista. Sobretudo, poderá fornecer por meio de pacotes de serviços bancários, algumas opções e comodidades para o uso gratuito do DOC.

Leia mais  Neon vai fechar as portas? Clientes estão recebendo "aviso" por e-mail.

No entanto, haverá distinção de cobrança de valores caso o DOC seja efetuado dentro da agência ou por forma eletrônica. Embora este serviço não seja tão barato, por vezes se torna indispensável para o cliente.

Como por exemplo, investidores que precisam transferir dinheiro às suas corretoras. Além do que, a forma deste tipo de depósito bancário, preza pela segurança e bem-estar do correntista.

Prazo para efetuação do DOC

Primeiramente, o DOC sempre será contado a partir da data de seu lançamento. Com efeito, se em dia útil o cliente enviar a transferência até às 21h59min. O prazo para recebimento será até às 16h do dia seguinte.

Isso se também ocorrer em um dia útil. Uma vez que o cliente faça a transferência numa sexta-feira, o dinheiro cairá na segunda-feira.

Transferência bancária por tempo determinado ou prazo contínuo

De acordo com estes critérios de depósito, o DOC poderá atender ao correntista facilitando sua vida para os seguintes casos:

  • Transferência bancária programada por mês, semana ou data definida;
  • Agendamento para depósito via DOC por tempo determinado escolhido pelo correntista.
Leia mais  Como abrir uma conta digital gratuita de forma fácil

Nestes casos, o critério para cair o dinheiro na conta corrente serão os mesmos. Portanto, o DOC quando agendado, será disponibilizado no dia útil seguinte ao agendamento.

Faça parte do melhor grupo de investidores no Telegram: Entrar no Grupo

Siga nossas redes e não fique desatualizado do mercado:

Leia mais

Ibovespa abre em alta, bancos e empresas de commodities sobem

Diogo Albuquerque

Para onde irá a Selic em 2022? Confira opinião de especialistas

Diogo Albuquerque

Onde investir com Selic a 9,25% e pensando nas eleições de 2022?

Ibovespa opera em alta em semana agitada

Com Selic em 9,25%, quais serão os próximos passos do Banco Central?

Selic deve ser elevada em 150 bps no último Copom do ano

Deixe seu comentário