Guia do Investidor
acoes commodities
Colunistas

Quer desvendar a bolsa brasileira? Foque nestas duas commodities

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O investidor está sempre a procura de entender o que realmente acontece no mercado de capitais. Afinal, estar a par de tudo que afeta as mais de 500 empresas listadas na B3 é uma tarefa complicada (e praticamente impossível). O que gera dúvidas e desconfiança entre os investidores menos experientes. Pensando nisso, hoje conversaremos um pouco sobre uma linha de tendência que afeta drasticamente os rumos do mercado brasileiro. Curioso para saber mais?

As tendências da economia brasileira

Quando estamos falando do mercado de capitais, estamos falando diretamente de economia. As movimentações no contexto macroeconomia estão sempre alterando as linhas de tendência do mercado, e que funcionam como verdadeiras “bussolas” dentro da bolsa de valores.

A tendência seria nada mais que o que está “bombando” no momento, e estas tendências são definidas pelas movimentações do mercado. Parece confuso, mas vamos explicar.

Leia mais  Petrobras (PETR4) recebe pagamento da Total Energies no montande de R$ 4,7 bilhões

Pense em um seguinte exemplo: com a explosão da crise Covid ao redor do globo, o mercado de capitais ruiu. Com as paralisações das linhas de produções devido aos lockdowns, alguns dos setores mais básicos da economia pararam da noite para o dia. Esse movimento foi diretamente exposto nas ações das companhias mais afetadas, e que ainda estão “nadando contra a correnteza”. A tendência dita estes movimentos, e estar de olho no que acontece no mercado é um dos elementos primários para saber se portar frente aos desafios cotidianos no mercado de capitais.

É claro que como investidores estamos expostos às tendências de curto prazo. Afinal, apesar da crise, (por exemplo da Covid) ter “batido com força” no mercado, em algum momento ela vai acabar. E é exatamente neste quesito que os melhores investidores do mundo se destacam.

As tendências existem, e elas norteiam o mercado, então como aproveitar este movimento, mas no longo prazo? Como indicam grandes investidores como Warren Buffett?

Leia mais  Petrobras (PETR4) paga quase a R$ 4,6 bilhões a Petros

O que veio para ficar

Neste sentido, um bom investidor está antenado as tendências sem prazo. Ou seja, elementos que fazem parte do cotidiano, primordial dentro da bolsa de valores. Entender esta relação é simples, basta observar os pesos do principal indicador do mercado: o índice ibovespa.

A economia brasileira, desde a sua formação (devido as práticas coloniais) tem práticas extrativistas e de exploração.

Por isso, temos uma economia produtora de recursos primários, e exportadora de insumos sem valor agregado. A quem critique esta cultura, mas a realidade da economia brasileira está longe de mudar.

Desse modo, nossa economia se destaca principalmente em duas commodities: O Petróleo e seus derivados, e o minério de ferro. A relação fica clara pelo Ibovespa, onde juntas, as ações dos setores citados representam 34,87% do indicador.

Setor Peso (%) no Ibovespa
Mats Básicos / Mineração 16,593
Mats Básicos / Sid Metalurgia 2,625
Petróleo/ Gás e Biocombustíveis 15,652
Total 34,87

Tome cuidado com as volatilidades

Com um destaque bem definido no mercado, estes setores representam uma fatia crucial da economia brasileira, e, portanto, dos seus investimentos se você ainda não diversifica globalmente seus investimentos. No entanto, o desempenho destas ações no curto prazo estão mais ligadas ao desempenho de suas commodities de referência no mercado, do que realmente de seus dados de desempenho operacional.

Leia mais  Já sabe o que comprar nesta Segunda? Confira 14 ações ideais para a semana

Afinal, estes papéis mantêm seu desempenho diretamente atrelado as movimentações destas commodities, e que quando não estão de “bom humor” levam uma grande parcela do otimismo do mercado para o “buraco”. Ainda dúvida? Confira no gráfico abaixo a correlação existente entre os papéis da Petrobras (PETR4) e o Petróleo nos últimos 5 anos:

image 108

Estar a par das movimentações destas duas commodities é uma boa forma de prever os movimentos do mercado, afinal estas ações tem muito peso no indicador que mede o bom humor do mercado. Domine estas commodities, e domine seus investimentos.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ministério Público solicita investigação de Lula em Caso Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Não compre ações da Petrobras, recomenda Bradesco

Márcia Alves

Técnicos da Petrobras visitam Venezuela a pedido de Maduro

Guia do Investidor

“Petrobras fará transição energética de forma gradual”, diz Prates

Agência Brasil

Petrobras: Santander e Bradesco BBI reduzem recomendações

Guia do Investidor

Commodities: Preço do Cacau atinge recorde histórico

Mateus Sousa

Deixe seu comentário