Guia do Investidor
csan3
Notícias

Raízen, da Cosan, compra operação de lubrificantes da Shell

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A subsidiária Raízen, da Cosan, comunicou aos seus acionistas e ao mercado em geral sobre a operação de compra do segmento de lubrificantes da Shell.

A princípio, já existia uma parceria formada entre a Cosan e a Shell desde 2011, onde a Raízen Combustíveis atuava como agente exclusivo de venda de lubrificantes da marca Shell, com base no contrato firmado por 10 anos entre a Raízen e a Shell Brasil Petróleo Ltda.

“A transação inclui a planta de mistura de lubrificantes localizada na Ilha do Governador e a base de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, assim como a cadeia de distribuição e seus respectivos contratos”, disse a empresa no comunicado. Com isso, os 230 funcionários irão trabalhar na Raízen.

Leia mais  Invista na maior produtora de etanol do mundo e ainda ganhe 40%

Com a aquisição, a Raízen passará a concorrer diretamente com a Moove, empresa de lubrificantes da própria Cosan, em um mercado caracterizado pela concorrência acirrada.

Detalhes financeiros da operação, não foram relevados devido ao IPO, cujo pedido foi protocolado na quinta-feira.

A líder de mercado é a Iconic, joint venture entre Ultrapar e Chevron, seguida pela BR, em uma disputa acirrada. Portanto, a Moove e Shell apareceram no ranking na sequência. Dessa forma, a Raízen entra no mercado brasileiro de lubrificantes com uma participação de 14,9% herdada da Shell.

Entretanto, se consolidada a presença da Cosan nesse mercado, o grupo teria liderança virtual de lubrificantes, com uma fatia em torno de 28% a 30%.

Contudo, o anúncio de hoje, feito pela Raízen e não pela Moove, parece indicar que a proposta da Cosan é manter operações concorrentes em casa.

Dessa forma, a Raízen Combustíveis, que passou a deter 100% do capital da Raízen Energia como parte dos preparativos para o IPO.

Última cotação

A Cosan (CSAN3) está com suas ações negociadas na B3 a R$ 24,65 registrando uma alta modesta de ▲ 0,20% na segunda-feira, 07 até o momento dessa publicação.

Leia mais  Veja alterações na carteira que subiu 82% nos últimos 12 meses
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Raízen considera produção de combustível sustentável no Brasil

Mateus Sousa

O que esperar da Raízen na Safra do 3T23?

Leonardo Bruno

Petrobras e outras empresas têm notas de crédito elevadas; entenda

Miguel Gonçalves

Cosan anuncia Nelson Gomes como novo CEO

Miguel Gonçalves

Raízen (RAIZ4) se torna o primeiro player do mundo a tirar certificação internacional para produção de combustíveis

Leonardo Bruno

Raízen (RAIZ4) retifica valor de dividendos em assembleia geral

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário