Guia do Investidor
Free Unsplash@jackyoung 1
Carteiras Carteiras Fundos Imobiliários Carteiras Recomendadas Maio de 2021 Recomendações

Ranking das melhores performances de Fundos Imobiliários em Maio

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Com o término do mês de maio, fique por dentro das melhores performances de Fundos Imobiliários (FIIs), bem como os destaques levantados pelas corretoras no período.

O que aconteceu no mês de maio?

A princípio, o IFIX — Índice de Fundos Imobiliários da B3 — terminou o mês de maio com uma queda de -1,51%. Dessa forma, o índice mais uma vez teve um desempenho inverso ao principal indicador das ações, o Ibovespa, que valorizou 6,16%.

Nesse sentido, nem mesmo o segmento de recebíveis conseguiu manter a sua sequência de altas, encerrando o mês com uma média de -3,2%, a primeira queda do ano, aliás. Por outro lado, alguns dos FIIs desse segmento, sobretudo os ligados aos índices de inflação, se beneficiaram do cenário atual.

De acordo com o BB Investimentos, o cenário de inflação elevada e de fragilidade nas contas públicas vem renovando as perspectivas de novas altas na taxa de juros. Vale dizer que no mês de maio houve um novo anúncio de aumento da taxa Selic de 0,75 p.p., enquanto a expectativa até o fim do ano é de uma taxa de juros ao patamar de 5,5%.

Mas justamente por essa perspectiva, os FIIs permanecem pressionados, conforme destacam os analistas da Necton Investimentos:

O mês de maio foi negativo para os fundos imobiliários, em contrapartida ao desempenho positivo dos índices de ações. Os FIIs seguem pressionados com a elevação de expectativas para a taxa Selic.”

Necton Investimentos, via relatório.

Olhando por segmentos, apesar de ter cedido à pressão, os fundos de recebíveis ainda são os FIIs mais resilientes entre os negociados no mercado. Por outro lado, os fundos de tijolo, de shoppings e de lajes corporativas foram os que mais sofreram, enquanto aguardam uma retomada econômica mais favorável, segundo os relatórios.

Critérios do ranking

Antes de mais nada, o ranking de FIIs conta apenas com os Fundos Listados no IFIX. Em outras palavras, participam da lista os ativos com maior movimentação na Bolsa, excluindo aqueles com cota abaixo de R$ 1,00.

Em seguida, foram ranqueados os fundos que apresentaram as melhores variações de cota + distribuição de proventos durante o mês de fevereiro.

Resultados

Em primeiro lugar, o FII com melhor desempenho no mês de maio foi VBI Reits FOF (RVBI11), fundo do segmento Fundos de Fundos, ou seja, focado em aplicações voltadas para montar um portfólio de outros FIIs.

Na segunda posição, aparece o Habitat Recebíveis Pulverizados (HABT11), que se enquadra na categoria de recebíveis, focando em investimentos em CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e carteiras de recebíveis pulverizados.

Em terceiro lugar, está o Rio Bravo Renda Educacional (RBED11). Em resumo, o fundo faz parte do segmento educacional e foca os seus investimentos em ativos imobiliários destinados à atividades nessa área, tais como universidades, faculdades, escolas técnicas, bem como a aquisição de cotas de outros Fundos de Investimento Imobiliário (FII).

Confira a seguir os 10 FIIs que se saíram melhor em maio

FundoTickerVariação CotaVariação Cota
+ Proventos
VBI Reits FOF RVBI11 2,97%3,75%
Habitat Recebíveis Pulverizados HABT11 2,09%3,57%
Rio Bravo Renda Educacional RBED11 2,83%3,55%
Continental Square Faria Lima FLMA11 3,19%3,43%
BB Progressivo BBFI11B 2,08%3,28%
Brasil Plural Absoluto Fundo de Fundos BPFF11 1,28%2,02%
Kinea Securities KNSC11 1,03%1,94%
Rio Bravo Fundo de Fundos RBFF11 0,90%1,64%
Rio Bravo Renda Varejo RBVA11 0,76%1,54%
HSI Malls HSML11 0,99%1,24%
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

ZAVI11: FII anuncia a venda de galpão logístico no RS

Guia do Investidor

Lucro de R$ 30 por Cota? Descubra o FII do momento

Leonardo Bruno

O campeão? FIIs se destacam entre os investimentos mais rentáveis de Janeiro

Leonardo Bruno

Padrão Faria-Lima: Descubra o FII que aposta em imóveis de luxo

Leonardo Bruno

Os 7 FIIs para comprar e lucrar ainda em Janeiro

Leonardo Bruno

Fundos Imobiliários batem recorde nesta sexta-feira

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário