Guia do Investidor
Free Unsplash@roymuz
Carteiras Recomendações

Ranking dos Melhores FIIs de Junho de 2021

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • No mês de junho, o FII que alcançou o melhor desempenho teve uma variação de 7,68%;
  • Em ordem, os três melhores Fundos Imobiliários do mês foram: SPTW11, XPCM11 e FIGS11;
  • Na avaliação das corretoras e researchs, o mercado segue pressionado pela alta da taxa Selic e agora pela Reforma Tributária. Como contraponto, a agenda de vacinação sinaliza um horizonte mais positivo para alguns FIIs que sofreram com a restrição social.

Acompanhe a seguir o ranking dos Fundos Imobiliários (FIIs) que encerraram o mês de junho com o melhor desempenho no período.

O que aconteceu em Junho?

A princípio, o IFIX — Índice de Fundos Imobiliários da B3 — terminou com uma queda de -2,19% em junho. Sendo assim, houve um desempenho oposto ao Ibovespa, que apresentou uma alta de 0,46% no mesmo período. Além disso, o índice apresentou novamente um saldo negativo no acumulado do ano.

Leia mais  10 fundos imobiliários que podem se valorizar em 2020

De acordo com as principais corretoras e researchs do mercado, o segmento de FIIs segue pressionado em decorrência do cenário de aumento da Taxa Selic, inflação, além da proposta de reforma tributária enviada ao Congresso.

Conforme a corretora Necton, embora o aumento da inflação favoreça os FIIs que tenham exposição ao IPCA e IGPM, a necessidade do Copom em elevar a taxa Selic impacta negativamente o restante dos Fundos. Por isso, o cenário de curto prazo deve seguir cauteloso.

Aliado a isso, existe o envio da proposta de reforma tributária, que prevê mudanças na taxação dos dividendos. Nesse sentido, também houve um impacto dentro do mercado de FIIs. Segundo o BB Investimentos, enquanto o IFIX mantinha um nível estável em quase todo o mês, após o anúncio, houve uma queda mais acentuada sinalizando uma resposta do mercado a essa novidade.

Na visão dos analistas do BTG Pactual, esses fatores geraram um cenário de incertezas, onde eles também sugerem cautela nas montagens de posições da carteira. Ainda assim, buscar oportunidades com base nos fundamentos é a recomendação principal.

Como mencionamos, o projeto de lei ainda precisa ser debatido no Congresso e pode passar por mudanças importantes. A melhor forma de navegar o mercado nesse ambiente é continuar buscando boas oportunidades com respaldo em bons fundamentos“.

BTG Pactual.

Em contrapartida, o avanço no calendário de vacinação se destaca como fator positivo, abrindo margem para melhores horizontes aos FIIs que mais sofreram com as medidas de restrição: dos setores de Lajes Corporativas e Shoppings.

Leia mais  Buscando Renda Passiva? Confira os 3 melhores FIIs para lucrar em 2022

Critérios do ranking

Antes de mais nada, o ranking de FIIs conta apenas com os Fundos Listados no IFIX. Em outras palavras, participam da lista os ativos com maior movimentação na Bolsa, excluindo aqueles com cota abaixo de R$ 1,00.

Em seguida, foram ranqueados os fundos que apresentaram as melhores variações de cota + distribuição de proventos durante o mês de junho. As informações se baseiam nos dados apresentados pelo site Clube FII.

Resultados

Com base nos critérios acima, o SP Downtown (SPTW11) ficou em primeiro lugar com o melhor desempenho entre os FIIs. Sobre o Fundo, ele se enquadra no segmento de lajes corporativas e é composto por dois imóveis comerciais na cidade de São Paulo: o Imóvel Badaró, localizado no Centro de São Paulo, e o Imóvel Belenzinho, localizado no Bairro do Belenzinho.

Em seguida, ocupando a segunda colocação, está o XP Corporate Macaé (XPCM11). Em suma, o FII também faz parte do segmento de lajes corporativas e detém o controle do edifício The Corporate, em Macaé, no RJ.

Leia mais  21 opções de FIIs para comprar em Maio

No terceiro lugar, aparece o General Shopping Ativo e Renda (FIGS11). O Fundo Imobiliário, do segmento de Shoppings, consiste nas participações de 36,5% do Shopping Bonsucesso e 36,5% do Shopping Maia, ambos em Guarulhos – SP.

Confira os 10 FIIs que se saíram melhor em julho

Fundo Ticker Variação Cota Variação Cota
+ Proventos
SPTW11  SP Downtown  7,68% 8,92%
XPCM11  XP Corporate Macaé  4,75% 5,73%
FIGS11  General Shopping Ativo e Renda  3,42% 3,67%
HGRE11  CSHG Real Estate  2,74% 3,27%
XPPR11  XP Properties  2,44% 3,20%
RECR11  REC Recebíveis Imobiliários  1,36% 2,54%
URPR11  Urca Prime Renda  0,78% 2,44%
RBVA11  Rio Bravo Renda Varejo  1,57% 2,35%
OULG11  Ourinvest Logística  1,37% 2,11%
XPCI11  XP Crédito  0,52% 1,53%
Fonte: Clube FII.
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Com caixa de bilhões, fundos imobiliários se destacam como favoritos

Márcia Alves

Fundos registram captação líquida negativa de R$ 13,2 bilhões

Guia do Investidor

Fundos imobiliários mais recomendados para Março/24

Márcia Alves

Fundo Imobiliário MXRF11 anuncia novo pagamento de dividendos

Mateus Sousa

TRXF11: FII realiza venda estratégica de 8 lojas do Assaí

Mateus Sousa

ZAVI11: FII anuncia a venda de galpão logístico no RS

Guia do Investidor

Deixe seu comentário