O Banco Central do Brasil está desenvolvendo uma nova moeda eletrônica, o Real Digital, que tem previsão de lançamento para 2024 e deve ter uma adoção ainda mais rápida que o sistema de pagamentos instantâneos Pix. De acordo com especialistas, a expectativa é que a nova moeda cresça mais de 1.000% logo em seu lançamento.
O Real Digital é uma moeda digital emitida pelo Banco Central brasileiro, seguindo a tendência mundial de mais de 80 bancos centrais ao redor do planeta que estão desenvolvendo moedas digitais no modelo de CBDC.
A nova moeda deve resultar em novos modelos de negócios para as instituições financeiras e para os consumidores em vários segmentos da economia, afirma Luiz Fernando Maluf, especialista em tecnologia para mercado financeiro e diretor de Banking, Financial Services & Insurance (BFSI) da dataRain.
Com a crescente digitalização financeira no país, o Pix já é consolidado como o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros, com 26 bilhões de transações totalizadas em dois anos de existência.
A atuação do Banco Central do Brasil na área de moedas digitais tem recebido destaque pelo envolvimento de inúmeras instituições financeiras e empresas de tecnologia no desenvolvimento do projeto-piloto do Real Digital. Até o momento, 15 bancos brasileiros já anunciaram que atuarão em conjunto para testar pontos importantes, como nível de segurança e escalabilidade da moeda digital.
As moedas digitais possibilitarão pagamentos instantâneos, redução do número de intermediários no processo e diminuição do custo das transações financeiras. Além disso, as CBDCs abrem portas para uma economia global, permitindo inclusive o acesso de pessoas hoje desbancarizadas no sistema. Calcula-se que cerca de 1,4 bilhão de adultos no mundo não têm hoje conta bancária, cartão de crédito e débito.
O futuro da economia global depende da evolução das CBDCs e o Brasil tem potencial para se tornar um polo mundial no desenvolvimento da tecnologia blockchain, base de todo o conceito das moedas digitais, afirma Jefrey Santos, cofundador e CTO do Banco Capitual.