Guia do Investidor
telemarketing irrita milhoes de brasileiros todo dia 1553548257363 v2 4x3
Notícias

Reclamações do consumidor somam 1,8 bilhão só em 2022

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Procômetro, serviço lançado pelo Procon-SP, informa a soma dos valores reclamados pelos consumidores

Os valores em disputa nas reclamações registradas pelos consumidores no Procon-SP desde o início do ano estarão disponíveis diariamente no site da instituição. As informações fazem parte da nova ferramenta, lançada hoje (27/6) e que marca R$ 1.832.818.672,69 em mais de 370 mil atendimentos.

O Procômetro — que tem as informações atualizadas diariamente e fica à disposição de consumidores e fornecedores no site da instituição — é um indicador que demonstra a política pública de atendimento ao cidadão efetuada pelo Procon-SP no estado de São Paulo. Veja aqui.

“Hoje, com essa nova ferramenta, é possível ter a noção do quanto está sendo discutido em termos de prejuízo para o consumidor, o valor que esse montante representa no bolso do consumidor paulista”, explica Guilherme Farid, diretor executivo do Procon-SP. “Nós esperamos que, com isso, os fornecedores tenham mais atenção com as reclamações e se preocupem em dar uma solução para os problemas”

conclui.

A implementação do Procômetro só foi possível em razão do trabalho de informatização e digitalização do atendimento que se iniciou em 2019.

Procon-SP em Números

O novo sistema digital permitirá ainda que seja lançado o portal de serviços Procon-SP em Números, que trará dados das reclamações por empresa. Com essa ferramenta, que também ficará no site da instituição, será possível verificar a quantidade de reclamações de cada empresa por ano, mês e assunto.

“Antes de escolher um fornecedor, o consumidor poderá verificar como anda a reputação da empresa no mercado, isso dará a ele mais segurança na hora de escolher entre um fornecedor e outro”

orienta Farid.

Serão ainda disponibilizados, por empresa, quais os valores em disputa, os principais problemas e pedidos apontados pelos consumidores.

Leia mais  Unick Forex bloqueia acessos de clientes e dá calote

Reclame no Procon-SP

O cidadão que tiver uma dúvida ou problema de consumo ao contratar um serviço ou comprar um produto de uma empresa deve procurar o atendimento da instituição e fazer o seu registro; veja aqui.

O Procon-SP, órgão pioneiro na área, atua de forma administrativa buscando compor um acordo entre consumidor e fornecedor a fim de solucionar o problema do consumidor; o nosso índice de solução é de 80%.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Mês do Consumidor: confira 5 dicas para vender mais na data

Guia do Investidor

Índia lidera crescimento mundial de consumidores

Guia do Investidor

Índice de Confiança do Consumidor cai pelo terceiro mês consecutivo

Guia do Investidor

“Banco não terá como ser responsabilizado se o próprio consumidor entrou em contato com o estelionatário e caiu no golpe”, analisa advogado

Guia do Investidor

Confiança dos consumidores avança novamente em setembro

Guia do Investidor

Confiança dos consumidores atinge maior nível desde janeiro de 2019

Guia do Investidor

Deixe seu comentário